Os quatro argelinos acusados de terem violado uma jovem de 18 anos em Bilbau, em Espanha, vão ser enviados para o país de origem depois de a investigação à agressão terminar. Segundo o El Mundo, a Polícia Nacional verificou que os quatro homens — a “manada de Bilbao”, como ficaram conhecidos na comunicação social — estavam em Espanha numa situação irregular de imigração, o que levou as autoridades a iniciar um processo de expulsão.

Seis homens terão atacado a rapariga às 23h de 1 de agosto no parque central de Etxebarria. Depois da violação, terão atirado 17 euros para junto da jovem, que foi deixada ao abandono junto aos arbustos. A jovem deslocou-se ao hospital de Basurto pelo próprio pé e, a seguir, apresentou queixa na polícia, a quem deu uma descrição física minuciosa dos alegados agressores. Os homens foram encontrados pouco depois e reconhecidos pela vítima.

Dois deles continuam detidos. Os restantes suspeitos foram submetidos a exames de ADN para determinar se  participaram na violação. Os resultados ainda não são conhecidos e, enquanto não saírem, a “manada de Bilbau” foi posta em liberdade. Os festejos dos quatro homens no momento da liberdade causaram indignação em Espanha: perante as câmaras de televisão, num espanhol pobre, perceberam-se as palavras “liberdade”, “Argélia”, “haxixe” e “droga”. E uma frase: “Não f*** à bruta. Fala rapariga. Não rapariga, não f*** [se a rapariga dissesse que não, não teríamos relações sexuais]. Boa festa”.

Manada de Bilbao. Festejos de suspeitos de violação libertados geram onda de críticas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda esta quinta-feira, um novo caso de violação em grupo ficou conhecido em Espanha. Em Benidorm, cinco jovens franceses foram detidos na madrugada desta quarta-feira por terem alegadamente violado uma jovem norueguesa de 20 anos. Tinham-se conhecido através do Instagram e, quando se encontraram, terão atacado a rapariga. Segundo ela, uma segunda mulher também terá sido violada quando dois homens entraram no quarto onde ela pernoitava. Essa mulher ainda não foi identificada.

Cinco suspeitos de violar uma jovem em Benidorm foram detidos

Estas investigações fazem lembrar o caso de 2016 em Córdoba, quando cinco elementos de um grupo conhecido como “La Manada” violou uma jovem de 18 anos. O tribunal condenou-os a 9 anos de prisão por abuso sexual, mas não por violação, um crime punido com uma pena superior. O caso seguiu para instâncias superiores e, já em Supremo Tribunal, a justiça considerou o ataque como uma violação em grupo. Os perpetradores acabaram condenados a penas de 15 anos de prisão.

Ministério Público pede sete anos de prisão para quatro membros do ‘La Manada’ por abusos sexuais em Córdoba