Entre as eleições presidenciais de 1991 e as presidenciais de 2021 estão 30 anos, mas a probabilidade de eleger um Presidente da República com um valor próximo ao recorde de Mário Soares, em 1991, é cada vez maior. Segundo uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e CM/CMTV (link para assinantes) Marcelo Rebelo de Sousa conseguiria o apoio de dois terços dos portugueses, com 68,5% das intenções de voto.

Em 1991, Mário Soares conseguiu uma votação histórica ao atingir os 70,35%, número que não está muito longe das aspirações do atual Presidente da República que, na quinta-feira, remeteu a decisão sobre uma eventual recandidatura “lá para novembro”.

Entre os “principais detentores de cargos políticos”, Marcelo Rebelo de Sousa é o que consegue uma melhor pontuação: 3,9 numa escala de 1 a 5.

Ainda que não haja qualquer candidato oficial, na sondagem realizada André Ventura surge em segundo lugar com 8,7% das intenções de voto, a bloquista Marisa Matias (que em 2016 conseguiu 10,12%) conseguiria 7,4%, Jerónimo de Sousa 3,2% e ainda o presidente do PS, Carlos César com 1,6% das intenções de voto dos portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR