O Papa Francisco elogiou esta sexta-feira os “heróis” que, com “generosidade“, se “expõem ao perigo para curar esta pandemia ou para garantir os serviços essenciais à sociedade“. Numa mensagem em vídeo divulgada pelo Vaticano para dar o mote à Semana Santa, que começa este domingo e será passada de forma inédita em isolamento, o Papa argentino admitiu que este é um “período de dificuldade e de sofrimentos“, mas que deve ser ultrapassado através da “criatividade do amor”.

“É um momento difícil para todos. Para muitos, é muito difícil. O Papa sabe-o e, com estas palavras, quer expressar a todos a sua proximidade e o seu afeto. Tentemos, se pudermos, aproveitar este tempo da melhor forma possível: sejamos generosos; ajudemos quem precisa no nosso meio; procuremos, ainda que por telefone ou pelas redes sociais, as pessoas que estão mais sozinhas; rezemos ao Senhor pelos que passam por esta provação em Itália e no mundo”, diz Francisco.

Ainda que estejamos isolados, o pensamento e o espírito podem chegar longe com a criatividade do amor. É o que faz falta hoje: a criatividade do amor”, afirma o Papa.

“Não posso esquecer os que estão doentes por causa do coronavírus, as pessoas internadas nos hospitais. Tenho presente a generosidade dos que se expõem ao perigo para curar esta pandemia ou para garantir os serviços essenciais à sociedade. Quantos heróis, de todos os dias, a todas as horas! Também recordo os que passam problemas económicos e estão preocupados pelo trabalho e pelo futuro. Penso também nos que estão presos nas cadeias, a cuja dor se soma o medo da epidemia, por eles e pelos seus entes queridos, penso nos que não têm domicílio, que não têm um lar que os proteja”, continua o Papa Francisco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder da Igreja Católica reconhece que a Semana Santa, que começa este fim de semana com a celebração do Domingo de Ramos, será vivida “de uma maneira verdadeiramente incomum, que manifesta e resume a mensagem do Evangelho“. Porém, Francisco pede aos católicos a “esperança de um tempo melhor, em que também nós possamos ser melhores, finalmente libertados do mal e desta pandemia”.

“É uma esperança: a esperança não defrauda; não é uma ilusão, é uma esperança”, assegura Francisco.

Com as celebrações religiosas proibidas ou suspensas em grande parte do mundo, pela primeira vez a Igreja Católica vai viver o período da Semana Santa e da Páscoa sem poder celebrar o Domingo de Ramos, a Via Sacra, a Vigília Pascal e a missa do Domingo de Páscoa — pelo menos publicamente.

Em Portugal, várias dioceses e paróquias já se organizaram no sentido de assegurar a transmissão de celebrações através da internet. A Conferência Episcopal Portuguesa também já publicou indicações para os católicos sobre como devem ser realizadas as celebrações próprias deste tempo.