O fundo norte-americano prepara-se para pôr à venda e filial espanhola do Novo Banco. A notícia foi avançada nesta quarta-feira pelo El Confidencial, que indica que a Lone Star terá começado a explorar esta possibilidade após a mais recente ajuda financeira do Estado português (de cerca de 850 milhões de euros) a esta instituição bancária. O jornal espanhol indicou ainda que o tema não teve qualquer comentário por parte do Novo Banco.

A comunicação terá sido feito por António Ramalho, presidente do grupo em Portugal, aos funcionários da subsidiária espanhola, nos últimos dias. O Novo Banco já está em contacto com bancos de investimento, de forma a iniciar a procura de comprador. Com a venda, o banco espera preparar-se para fazer face às consequências da crise gerada pela pandemia.

Permanece a dúvida em torno da forma como a filial espanhola do Novo Banco será vendida — se na totalidade ou apenas alguns negócios. Tratando-se de uma filial, o comprador terá necessariamente registo bancário. Andbank e Abanca são dois pesos pesados da banca espanhola e especialmente ativos no mercado de compras e fusões.

O Novo Banco não revela detalhes dos resultados da subsidiária espanhola. O El Confidencial diz que o banco “dificilmente gerou lucros nos últimos anos”, depois de em 2014 ter sido alvo de uma intervenção do Estado, altura em que deixou de ser conhecido como Banco Espírito Santo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR