Um café em Cote d’Azur, França, retirou da ementa duas sobremesas depois de uma onda de acusações de racismo nas redes sociais. Um dos gelados chama-se “africano”, tem uma cobertura de chocolate e está decorado com lábios vermelhos e grossos. Já no gelado “chinês”, de limão, são desenhados olhos rasgados.
As acusações de racismo subiram de tom após uma publicação no Twitter de 20 de julho, que apelava a um “boicote” do Le Poussin Bleu, café onde são vendidos os gelados. As críticas não são, porém, totalmente novas. Um tweet publicado em agosto do ano passado já questionava a seleção “particularmente racista”.
https://twitter.com/stioucha/status/1157250985674326017
Os proprietários do café já reagiram e negam as acusações de racismo. “Não somos racistas. Respeitamos todos!”, escreveram, numa publicação no Facebook onde anunciam que vão retirar as sobremesas da ementa “após a onda de violência e insultos”.
https://www.facebook.com/lepoussinbleu/posts/2351288411840977
Os dois gelados já faziam parte do menu do café quando a gerência atual iniciou funções. Os novos donos reconhecem que mantiveram as sobremesas “ingenuamente” tal e qual como eram. “Se incomodaram algumas pessoas recentemente, pedimos desculpa”, escreveram.