A informação foi confirmada esta terça-feira pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente: apesar da pandemia, vai mesmo haver missa do Galo na Sé de Lisboa, mas uma hora mais cedo do que o costume.

Apesar de o horário de recolher obrigatório ter sido alargado nos dias de Natal, para as 2h da manhã de 25 de dezembro, a celebração da Missa do Galo vai ser antecipada para as 23h da noite de 24 de dezembro para que o dever de confinamento se mantenha. “Vai haver Missa do Galo. Tem que ser um bocadinho mais cedo porque depois, vem logo o confinamento a seguir, mas celebraremos Missa do Galo”, disse D. Manuel Clemente em declarações à SIC esta terça-feira.

Um Natal em família quase sem limitações, mas um Ano Novo sem festas. Conheça as medidas do Governo até 7 de janeiro

A missa será celebrada nas habituais condições. “Com distância, com resguardo. Eu creio que as restrições serão suficientes se nós próprios correspondermos, ou seja, não é apenas com estas disposições legais para emergência é também com uma atitude constante, diária, permanente da nossa parte que para nos protegermos a nós e protegermos os outros temos que ter estes cuidados”, disse ainda à saída da celebração da missa do Dia da Imaculada Conceição.

Esta quarta-feira, durante a reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal, deverá ficar definido um conjunto de medidas a aplicar na época de Natal. A ideia é que as paróquias de todo o país possam fazer o mesmo à semelhança do que vai fazer a Sé de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR