O vulcão de Fogo, localizado a 50 quilómetros da capital da Guatemala, entrou este domingo em erupção. Da última vez que isso aconteceu, em 2018, morreram 431 pessoas. De acordo com o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia, foi declarado o estado de erupção neste vulcão, por terem sido registados fluxos piroclásticos, com mistura de cinza, rochas e gazes vulcânicos.
O vulcão de Fogo situa-se a cerca de 50 quilómetros a oeste da Cidade da Guatemala, a massa vulcânica já expelida moveu-se umas centenas de metros e foram registadas colunas de cinza a uma altura de 4.600 metros acima do nível do mar.
As autoridades já alertaram para a queda de cinza na região de Sacatepéquez e nas localidades de Acatenango e San Juan Acatenango foi feito o aviso de possível queda de detritos.
A Guatemala conta com 31 vulcões ativos, mas três registam maior atividade, situados em Pacaya, Santiaguito e o vulcão de Fogo.
A última grande erupção de um vulcão na Guatemala ocorreu em junho de 2018, precisamente com o vulcão De Fogo, causando 431 mortos.