Um novo voo da TAP autorizado pelo Governo português entre São Paulo (Brasil) e Lisboa será realizado a 9 de abril, destinado aos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal afetados pela suspensão das ligações aéreas devido à Covid-19.

De acordo com o Governo português, este voo partirá a 9 de abril do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Lisboa, segundo “as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal continental, no contexto da situação epidemiológica provocada pelo vírus SARS-CoV-2”.

A mesma fonte referiu que a TAP Air Portugal irá contactar “os passageiros que, sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos e manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, necessidade de regresso imediato a território nacional“.

Para poderem usufruir deste voo os passageiros têm de apresentar um comprovativo da realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, com resultado negativo. Este teste tem de ser realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, têm de cumprir, após a entrada em território português, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde portuguesas.

A pandemia de Covid-19 provocou 313.866 mortos no Brasil, de um total de 12.573.615 infetados. Desde março de 2020, Portugal já registou 16.845 mortes associadas à Covid-19 e 821.104 casos de infeção pelo coronavírus.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.792.586 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.