28 horas e 45 minutos. Foi este o tempo que demorou um edifício com 10 andares a ser construído em Changsha, na China, pela Broad Group – uma empresa privada de construção. O segredo está na Living Buiding: uma tecnologia que tem vindo a ser desenvolvida pelo grupo desde 2009.

O sistema de construção pré-fabricado, de nome Living Building, “tem o mais baixo consumo de energia do mundo” e “a melhor qualidade de ar interior”, diz a empresa num vídeo que mostra o decorrer do processo. A tecnologia trabalha com módulos que cabem dentro de um contentor de transporte, o que permite uma deslocação mais rápida. Cada módulo consiste numa estrutura maioritariamente de aço inoxidável que inclui fiação, isolamento, vidros e sistemas de ventilação – uma das especialidades do Broad Group.

O processo é o seguinte: levar os módulos, do mesmo tamanho, para o lugar pretendido e ir empilhando uns em cima dos outros. A obra teve também a ajuda de construtores e o apoio três gruas.

O sistema, diz a empresa, tem várias qualidades — longa duração, resistente a sismos, pode ser desmontado e transportando para outro lugar e é “10 vezes mais leve e 100 vezes mais forte que as estruturas convencionais”, lê-se no vídeo. Não esquecendo os “baixos custos”.

A tecnologia pode ser utilizada para a construção de arranha-céus, hospitais, hotéis e residências. A instalação é “extremamente simples”: Basta apertar “os parafusos e conectar a água e a eletricidade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR