A multinacional petroquímica Repsol vai fazer um investimento de 657 milhões de euros para aumentar o complexo industrial em Sines, avança esta quinta-feira o Jornal de Negócios. Deverão ser criados 375 postos de trabalhos em dois novos polos industriais e Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, diz que é “o maior investimento industrial estrangeiro realizado em Portugal nos últimos 10 anos”.

A Repsol prevê que as duas unidades industriais estejam operacionais em 2025 e terão capacidade para produzir 300 mil toneladas de materiais poliméricos (como polietileno linear e polipropileno) totalmente recicláveis por ano, que vão fornecer as indústrias automóvel, alimentar e farmacêutica. E a multinacional espanhola assegura que vai utilizar tecnologias que garantem a máxima eficiência energética.

Eurico Brilhante Dias disse ao Negócios que este negócio será um instrumento que irá ajudar a “descarbonização e da transição verde” em Portugal e terá “um impacto líquido a balança de bens avaliado em 800 milhões de euros”. O investimento da Repsol contará com um “incentivo fiscal” do Estado de 63 milhões de euros, por tratar-se de um projeto de interesse nacional.

Para acolher este projeto, a Repsol já tinha assinado, em abril deste ano, um contrato para adquirir 57 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS). A empresa contempla ainda aumentar as instalações logísticas no concelho alentejano de forma a conseguir obter sinergias em termos industriais.

A Repsol está presente em Portugal desde 1990 e é uma das 10 maiores empresas que operam no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR