A Pfizer/BioNTech anunciou, em comunicado de imprensa, que a terceira dose da vacina desencadeou uma resposta imunitária em 99,5% dos voluntários — contra 98% que tinha desenvolvido uma resposta após a segunda dose.

Sem ter ainda os dados publicados numa publicação científica, a farmacêutica diz que as pessoas vacinadas com a terceira dose tinham produzido 3,3 vezes mais anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2, ao fim de um mês, do que as pessoas vacinadas com duas doses (também ao fim de um mês).

Vale a pena lembra que a avaliação dos anticorpos neutralizantes foi feita em relação à variante original de Wuhan contra a qual foi desenvolvida a vacina. Estudos mais recentes mostraram uma potencial perda de eficácia destes anticorpos contra algumas das variantes de preocupação atualmente em circulação.

Reforço da vacina agora, mas não no futuro, antecipam Estados Unidos. Especialistas criticam falta de dados

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com base nos dados dos ensaios clínicos de fase 3, a Pfizer/BioNTech solicitou autorização à reguladora norte-americano do medicamento (FDA, na sigla em Inglês) para que o plano de vacinação pudesse contemplar três em vez de duas doses.

A farmacêutica informou na quarta-feira que iniciou o pedido de autorização suplementar à vacina que foi, entretanto, totalmente aprovada para maiores de 16 anos. Com os dados de fase 3, a Pfizer/BioNTech pede autorização para a terceira dose também para pessoas com 16 anos ou mais. A submissão do pedido deverá estar terminada até ao final da semana.

EUA autoriza terceira dose de vacinas a imunodeprimidos

No dia 12 de agosto, a FDA já tinha alargado a autorização de uso de emergência a uma terceira dose para as pessoas que tenham recebido transplantes ou outras com sistemas imunitários enfraquecidos. Esta alteração é válida tanto para quem tenha recebido duas doses da Pfizer/BioNTech como para quem recebeu duas doses da Moderna, sendo a terceira dose dada com a mesma vacina das anteriores.

Estados Unidos concedem autorização total à vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 acima dos 16 anos

As vacinas contra a Covid-19 receberam autorizações de uso de emergência, nos Estados Unidos, ou outro tipo de autorizações condicionais, como na Europa, com os dados preliminares dos ensaios clínicos realizados. A Pfizer/BioNTech foi a primeira a receber a aprovação definitiva para pessoas com 16 anos ou mais depois de ter apresentado dados dos seis meses de acompanhamento dos voluntários dos ensaios clínicos conforme solicitado pela FDA.

O novo pedido não é uma nova autorização, mas é solicitado uma mudança à aprovação já concedida. Já no dia 16 de agosto, a empresa tinha apresentado os dados dos ensaios clínicos de fase 1 para a terceira dose com este objetivo.