A construção de uma estação de armazenamento de efluentes suinícolas será uma das primeiras medidas do Chega, caso vença a Câmara de Leiria nas próximas autárquicas, afirmou esta terça-fiera o cabeça de lista do partido.

Luís Paulo Fernandes identifica no concelho dois problemas que comprometem a bacia hidrográfica do Lis: as descargas das suiniculturas e a poluição por esgotos domésticos. “A questão do ambiente em Leiria, que se arrasta há mais de 40 anos, tem de ser resolvida. E vai ser resolvida”, prometeu.

O candidato considera prioritária a construção de uma estrutura para juntar chorumes das suiniculturas, evitando que cheguem às linhas de água.

“Uma estação de armazenamento tem de ser concretizada urgentemente. Porque vai prevenir e auxiliar o depósito dos efluentes, para que os empresários de suinicultura, consoante a sua capacidade logística, os vão distribuindo pelos agricultores”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Junto de empresários do setor e agricultores, o cabeça de lista do Chega percebeu que nos concelhos vizinhos, “e até mesmo mais para o Alentejo”, há necessidade desses efluentes para fertilizar campos.

“Portanto, o que se passa aqui é armazenar, dar o tempo suficiente para que se possam entregar [os chorumes]”, numa unidade que deve ser criada “muito perto de onde estão as suiniculturas”, devido “à falta de logística de transporte”.

Luís Paulo Fernandes admite que seja a Câmara de Leiria a “estimular e fazer acontecer uma empresa de transporte” de efluentes, porque “a associação [de suinicultores] não tem capacidade”.

O candidato considera que a responsabilidade da poluição não é dos produtores.

“Em 90% dos casos [de poluição das linhas de água] não há rebentamento de lagoas e não há descargas. É a precipitação associada à capacidade das lagoas: tudo se junta e transbordam”. Por isso, defende a construção da estação antes do inverno, “para que não haja descargas para os rios”, frisa.

A par disso, o Chega reclama a construção em Leiria da estação de tratamento de efluentes suinícolas (ETES). “É executar e aproveitar o PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], a ‘bazuca’, para efetivamente se construir a ETES e, num prazo de 4 ou 5 meses, a estação de armazenamento”.

Relativamente aos esgotos domésticos, o Chega reclama a execução “das grandes obras que eram para ser feitas na baixa da cidade”.

“Estavam dotadas e havia dinheiro disponível. O que propomos é que se executem. É uma obra que vai carecer de um período mais alargado de tempo, mas estava em projeto e nunca foi feita”, critica.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS manteve a liderança da Câmara de Leiria, conquistando oito mandatos, enquanto o PSD obteve três.

São candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas marcadas para dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Álvaro Madureira (PSD), Fábio Joaquim Seguro (CDS-PP), Filipe Honório (Livre), Luís Miguel Silva (BE), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Pedro Machado (PAN) e Sérgio Silva (CDU).