Os líderes ucranianos afirmaram que uma invasão russa não é iminente, ainda que reconheçam uma ameaça real e estejam preparados para receber mais um carregamento de equipamento militar defensivo vindo dos Estados Unidos.

A Rússia tem negado que planeia uma invasão, mas destacou cerca de 100.000 soldados para a fronteira com a Ucrânia nas últimas semanas, levando os Estados Unidos e os aliados da NATO a prepararem-se para uma possível guerra.

Rússia manifesta “grande preocupação” com mobilização de tropas dos EUA

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dirigindo-se ao país, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou na segunda-feira que a situação está “sob controlo” e que “não há motivo para entrar em pânico”, de acordo com a Associated Press.

No mesmo sentido, o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, garantiu que as forças armadas russas não tinham ainda formado aquilo a que chamou “grupo de batalha”, “o que indicaria que amanhã [terça-feira] iriam lançar uma ofensiva”.

Reino Unido alerta para “sanções sem precedentes” contra a Rússia, EUA garantem “total” união com a Ucrânia

“Há cenários de risco. São possíveis e prováveis no futuro. Mas hoje essa ameaça não existe”, disse Reznikov, em entrevista ao canal ucraniano ICTV.

Também o secretário para a Segurança Nacional e Conselho de Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, afirmou na segunda-feira que “não há novidades”. “Não vemos motivos para declarações de uma ofensiva de larga escala no nosso país”, garantiu.