Centenas de ucranianos estão esta quinta-feira ao final da tarde concentrados junto à Embaixada da Rússia em Lisboa, em protesto contra a invasão da Ucrânia e a pedir o fim da guerra.

Os manifestantes entoam palavras de ordem em ucraniano e exibem cartazes onde se lê “stop war” (parem a guerra), “stand with Ukraine” (apoiem a Ucrânia), “Ukraine will resist” (Ucrânia resistirá), havendo também imagens do Presidente russo, Vladimir Putin, caricaturado como Hitler.

Pelas 18h30, juntou-se à manifestação o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, que falou aos manifestantes em português e pediu o apoio de Portugal e da comunidade internacional.

A Rússia lançou esta quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa “desmilitarizar e desnazificar” o seu vizinho.

Os manifestantes foram colocados atrás de baias de contenção e estão a algumas dezenas de metros do edifício da Embaixada. A acompanhar a manifestação estão cerca de duas dezenas de agentes da PSP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR