A economia portuguesa cresceu 2,6% no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2021, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos homólogos, ou seja na comparação com o primeiro trimestre de 2021 (marcado pelo segundo confinamento pandémico), o PIB aumentou 11,9%.

O crescimento em cadeia, que surpreendeu pela positiva tendo em conta as estimativas dos economistas, corresponde a uma aceleração em relação ao crescimento de 1,7% no trimestre anterior (ou seja, no quarto trimestre em relação ao terceiro).

A expansão da atividade económica em Portugal também contrasta com a evolução do PIB em outros países da zona euro, que já parecem estar a sentir de forma mais clara os impactos da guerra na Ucrânia e do aumento da inflação. Em Espanha, por exemplo, o crescimento em cadeia foi de apenas 0,3%.

E como se explica este crescimento? Pelos dados que estão disponíveis, nesta primeira estimativa, o INE salienta que houve “um contributo mais positivo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, em parte motivada pela aceleração do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida se manteve ligeiramente positivo“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Crescimento em cadeia acelerou no primeiro trimestre. FONTE: Instituto Nacional de Estatística

Em relação ao crescimento em termos homólogos, de 11,9%, traz, também, uma aceleração (face aos 5,9% do quarto trimestre). Nesse caso, porém, o indicador não é tão surpreendente tendo em conta que, como salienta o INE, o dado “reflete em parte um efeito de base dado que, em janeiro e fevereiro de 2021, estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica”.

Esta é uma primeira estimativa feita pelo INE, acerca do crescimento do primeiro trimestre. Os resultados mais detalhados que são compilados no relatório Contas Nacionais Trimestrais serão conhecidos no próximo dia 31 de maio.

Economia portuguesa foi a que mais cresceu entre os países que já têm dados

O crescimento económico em Portugal, em cadeia, foi o melhor entre os 11 países da União Europeia para os quais o Eurostat já tem dados. Em média, a zona euro cresceu 0,2% no primeiro trimestre, segundo os dados que o gabinete europeu de estatísticas revelou esta sexta-feira – e que apenas inclui um grupo limitado de países, não todos os países da UE.

Por seu turno, a economia europeia, com base nos dados disponíveis, terá crescido 0,4% no primeiro trimestre, penalizada pelo crescimento de apenas 0,2% na Alemanha.

Espanha cresceu apenas 0,3%, França teve um crescimento nulo, e Itália teve uma contração de 0,2%, em cadeia. Só o crescimento de 2,5% da Áustria (que tinha tido um quarto trimestre negativo) se aproxima do crescimento português, além da Letónia, que cresceu 2,1%.