Em pleno cenário de guerra, a partir de um bunker em Kiev. Foi desta forma que Timur Miroshnychenko, apresentador de televisão e voz do Festival Eurovisão na Ucrânia desde 2007, comentou na terça-feira a primeira semifinal do concurso deste ano.

A página oficial da Ucrânia na Eurovisão partilhou imagens do momento no Instagram. Nas fotografias, Timur Miroshnychenko aparece sozinho, num local improvisado, com uns auriculares e com recurso apenas a um computador e uma câmara para acompanhar a competição.

Apontada como grande favorita à vitória da Eurovisão, que se realiza em Turim, a Ucrânia foi um dos países que se apurou para a grande final do festival com a música “Stefania” do grupo Kalush Orchestra. Portugal, Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Moldávia e Países Baixos também carimbaram a passagem. Por outro lado, ficaram de fora a Albânia, Letónia, Eslovénia, Dinamarca, Áustria, Bulgária e Croácia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal apurado para a final do Festival Eurovisão da Canção. Ucrânia também consegue lugar entre finalistas

Timur Miroshnychenko comenta a Eurovisão todos os anos desde 2007. A única exceção ocorreu quando, em 2017, se juntou a Oleksandr Skichko e Volodymyr Ostapchu para apresentar o festival, que naquele ano se realizou em Kiev após a vitória de Jamala com a canção “1944”, refere o jornal Independent.