O chanceler alemão Olaf Scholz discursou esta quinta-feira no Fórum Económico Mundial, em Davos, e defendeu que o Presidente russo Vladimir Putin só se mostrará empenhado no sucesso das negociações para a paz se e quando perceber que a resistência ucraniana não pode mesmo ser vencida. O relato da intervenção é feito pela estação britânica Sky News.

O chanceler alemão dirigiu-se ainda aos restantes países ocidentais e ao mundo, dizendo: “Não podemos permitir que Putin vença esta guerra ou que dite os termos da paz”. E visou o regime russo: “Uma grande potência nuclear está a comportar-se como se tivesse o direito de redefinir fronteiras”.

Putin quer o regresso a uma ordem mundial em que possa ditar o que é certo — em que a liberdade, a auto-determinação e a soberania não são para todos”, acrescentou.

Olaf Scholz abordou ainda a posição alemã relativamente à Rússia. A Alemanha tem vindo a ser criticada por ser pouco contundente no apoio militar à Ucrânia e pela resistência em cortar laços económicos com o Kremlin (devido à dependência de gás russo). Porém, Scholz fez questão de notar, citado pelo Deutsche Welle: “Pela primeira vez, a Alemanha está a fornecer armas para uma zona de guerra — incluindo armas pesadas”.

O chanceler alemão é o único chefe de Estado dos países do G7 a marcar presença em Davos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR