A Rainha Isabel II não vai marcar presença no serviço de Ação de Graças, na Catedral de São Paulo, esta sexta-feira, anunciou o Palácio de Buckingham em comunicado, citado pela Sky News:
Tendo em conta a agenda e a atividade necessária para participar na missa das celebrações dos Jubileu de Platina esta sexta-feira na Catedral de São Paulo, Sua Majestade concluiu com grande relutância que não vai comparecer.”
Apesar de ter desfrutado “muito” do desfile de aniversário e da exibição aérea da Royal Air Force, a monarca de 96 anos “sofreu algum desconforto” durante os festejos do Jubileu de Platina desta quinta-feira.
A televisão britânica explica que a rainha terá sentido problemas de mobilidade durante as cerimónias que marcaram o início das celebrações dos seus 70 anos de reinado. Contudo, acendeu, tal como previsto, o archote principal no Castelo de Windsor à noite.
Para o correspondente real da BBC, Sean Coughlan, a decisão de não ir à sessão de sexta-feira foi certamente tomada com “grande pena” por parte da soberana, já que este era “a maior prioridade” entre todas as celebrações do Jubileu.
“Ela tem uma grande fé e a missa na Catedral de St. Paul seria uma das suas maiores prioridades este fim-de-semana”, escreveu Coughlan. “Pensa-se que ela estaria mais comprometida com ir a esta missa do que a muitos dos outros eventos do fim-de-semana”.
Não é a primeira vez que Isabel II falha um compromisso por razões de saúde. Em maio do último ano, não participou nas festas de jardim anuais. Já em fevereiro deste ano, testou positivo à Covid-19 e, sensivelmente dois meses depois, admitiu que a doença a deixou “muito cansada e exausta”. Em maio, o príncipe Carlos discursou pela primeira vez na abertura do Parlamento britânico substituindo a mãe.
Rainha revela que Covid-19 deixou-a “muito cansada e exausta”
Quem também não vai ao serviço de Ação de Graças é o seu filho mais novo, o príncipe André, que está com Covid-19.
Príncipe André testa positivo à Covid-19 dias depois de estar com a rainha Isabel II