787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Desfile, multidão e família. O 1.º dia do Jubileu da rainha que olha para o futuro com "confiança e entusiasmo"

Este artigo tem mais de 1 ano

O clã real juntou-se em volta da rainha para a parada militar Trooping the Colour. A cerimónia assinalou o aniversário oficial da monarca e o arranque das celebrações do Jubileu de Platina.

22 fotos

A rainha estava feliz, a família reuniu-se e o povo saiu em massa às ruas. Até esteve sol.  Arrancaram esta quinta-feira de manhã as celebrações do Jubileu de Platina do reinado de Isabel II e pode dizer-se que foi um sucesso. Na noite anterior a casa real divulgou a fotografia oficial da monarca para este jubileu e Sua Majestade aproveitou para enviar uma mensagem de agradecimento a todas as pessoas que se envolveram neste jubileu e também para afirmar que olha “para o futuro com confiança e entusiasmo”.

A nação britânica está em feriados entre os dias 2 e 5 de junho para poder desfrutar não só do marco histórico da sua monarca, como também do seu orgulho nacional. Porque, afinal, juntam-se por estes dias vários elementos comemorativos. Além dos quatro dias dedicados ao jubileu, é no início de junho que se celebra o aniversário oficial da soberana, marcado pela parada militar Trooping the Colour que, tradicionalmente, termina com a família real na varanda do palácio de Buckingham e uma exibição aérea da Royal Air Force (RAF) — e que devido à pandemia chegou a estar em suspenso. Esta parada costuma acontecer num sábado, mas este ano teve lugar esta quinta-feira. Importa ainda lembrar que neste dia 2 de junho passam 69 anos sobre a cerimónia de coroação da rainha, que aconteceu em 1953, um ano e quatro meses depois da sua subida ao trono a 6 de fevereiro de 1952.

Às 12h52, como previsto, seguiram-se as salvas de canhão, uma honra que os militares prestam à rainha no seu jubileu. Primeiro, 82 salvas de canhão são disparadas em Hyde Park e depois mais 142 na Torre de Londres. Às 13h00 a família real acomodava-se na varanda do Palácio de Buckingham, enquanto uma verdadeira multidão encheu parte da praça em frente ao Palácio de Buckingham e prolongou-se pela longa avenida The Mall para ver a rainha, a restante família real e a exibição aérea. No ar, uma série de aeronaves da RAF proporcionaram um espetáculo onde formaram o número 70 no céu e depois sobrevoaram o palácio, deixando um rasto de fumos com as cores da bandeira britânica: azul, branco e vermelho.

A rainha fez uma primeira aparição na varanda acompanhada pelo primo, o duque de Kent, para ver passar a parada militar e depois recolheu ao interior do palácio. A monarca voltou a aparecer, no centro das atenções e da família, acompanhada por vários membros, contudo, bem menos do que já vimos em outros anos. Da esquerda para a direita eis quem esteve na varanda do palácio: Richard, o duque de Gloucester (que é primo direito da rainha) e Brigitte, a duquesa de Gloucester; a princesa Alexandra e Eduardo, o duque de Kent (também primo direito da rainha); o vice almirante Sir Tim Laurence, o marido da princesa Ana e a própria princesa real; Camilla, a duquesa da Cornualha e o príncipe Carlos; a rainha Isabel II; Kate e William, os duques de Cambridge e à frentes destes os seus três filhos: Louis, Charlotte e George, príncipes de Cambridge; Sophie, condessa de Wessex, o filho James, visconde de Swevern; a filha, lady Louise; e o príncipe Eduardo, earl de Wessex. Além da rainha, o príncipe Louis foi a outra estrela deste momento, com o seu fato de marinheiro e gestos muito expressivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Queen Elizabeth II Platinum Jubilee 2022 - Trooping The Colour

A fotografia de família na varanda do Palácio de Buckingham. @Getty Images

Getty Images

No entanto, alguns outros membros da família real foram vistos no interior do palácio, como por exemplo os duques de Sussex, Meghan e Harry, bem como a princesa Beatriz e o marido, Edoardo Mapelli Mozzi, e as bisnetas da rainha, as filhas de Peter Phillips e Zara Tindall.

No passado dia 6 de maio o Palácio de Buckingham esclareceu que apenas os membros ativos da família real britânica estariam presentes na parada Trooping the Colour. A decisão foi tomada pela própria monarca e indicou que tanto o príncipe André como os duques de Sussex não estariam na famosa varanda do palácio, apesar de ter sido confirmado no mesmo dia que Harry, Meghan e os filhos do casal iriam participar nas comemorações do Jubileu de Platina.

Pelas 10h00 da manhã tudo estava a postos para o início da cerimónia e começaram a desfilar dezenas de oficiais e cavalos pelas ruas. Perto das 11h00 começam a sair do Palácio de Buckingham carruagens com membros da família real em direção ao local onde teve lugar a parada militar Trooping the Colour. Na primeira estavam Camilla, a duquesa da Cornualha, e Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, acompanhas pelos três filhos dos duques de Cambridge: os príncipes George, Charlotte e Louis que acenaram sorridentes ao público. Na segunda carruagem seguiram os condes de Wessex, o príncipe Eduardo e Sophie, com os dois filhos, lady Louise e James, visconde Severn.

Dos brincos de Diana à insígnia de diamantes da Rainha Maria. O que usou a realeza no desfile Trooping the Colour

Na terceira carruagem estavam o primo da rainha, Richard, o duque de Gloucester e a mulher, Brigitte, duquesa de Gloucester, com Sir Tim Laurence, o marido da princesa Ana. Depois das carruagens, agora a cavalo os príncipes Carlos e William e a princesa Ana que também fizeram parte da parada militar, fardados a rigor. Na parada Trooping the Colour participaram cerca de 1450 oficiais e soldados, 240 cavalos e ainda 400 músicos das forças armadas.

Durante a manhã houve outros momentos de destaque que não envolveram a família real. Por exemplo o desfile de Seamus, um cão de caça irlandês, que, pela primeira vez, desfilou na Trooping the Colour como mascote da guarda irlandesa. Houve também alguns protestos que obrigaram à intervenção da polícia. Nas ruas da cidade este dia viveu-se em tom de festa. Houve pessoas acampadas há alguns dias para assistir ao desfile dos militares e da realeza.

Bandeiras, chapéus e sorrisos: as imagens da festa do Jubileu nas ruas de Londres

Ao início da tarde desta segunda-feira ficou a saber-se que o príncipe André está infetado com Covid-19. A informação foi dada pelo Palácio de Buckingham e assim está excluída a sua presença no serviço religioso desta sexta-feira, na Catedral de S. Paulo.

O próximo ponto alto destas celebrações é esta quinta-feira à noite, quando se acenderem os archotes do Jubileu de Platina. Numa cerimónia dupla, às 21h25 a rainha irá acender o archote principal no Castelo de Windsor, enquanto o príncipe William acenderá outro archote no exterior do Palácio de Buckingham. Veja aqui o que reserva o calendário de eventos.

Jubileu de Platina. O guia completo dos festejos dos 70 anos no trono de Isabel II

O aniversário da monarca

Todos os anos a rainha celebra dois aniversários: um no dia em que nasceu, a 21 de abril, e o outro é o aniversário oficial que acontece no segundo sábado de junho. Isto não acontece apenas com Isabel II. Manda a tradição que o aniversário oficial do soberano se celebre num dia diferente do dia de nascimento e numa altura do ano em que esteja bom tempo (ou, pelo menos, haja maior probabilidade de assim ser) por causa dos eventos envolvidos.

Isabel II opta por celebrar o seu aniversário de abril em privado, contudo a data é assinalada por tiros de canhão ao meio dia em Londres. São disparados 41 tiros em Hyde Park, 21 em Windsor Great Park e 62 na Torre de Londres. Quanto ao aniversário oficial é, tradicionalmente, marcado por uma reunião dos membros da família real na varanda do Palácio de Buckingham em torno da rainha e pela parada militar Trooping the Colour.

Há 260 anos que esta parada marca o aniversário do monarca que está no trono. Trata-se de um desfile que envolve cerca de 1450 oficiais e soldados, 240 cavalos e ainda 400 músicos das forças armadas. Tradicionalmente, alguns membros da família real com patentes militares participam neste desfile. Habituamo-nos a ver Isabel II com os seus looks coloridos a assistir à parada, mas entre 1969 e 1986 a própria rainha desfilou fardada e a cavalo. Este ano o príncipe William segue-lhe as pisadas.

Prata, ouro e diamante: a história dos jubileus que encheram as ruas em homenagem a Isabel II, a “rainha do povo”

Este Jubileu de Platina começou a ser assinalado já a 6 de fevereiro, o dia em que fez 70 anos que o pai da rainha morreu e a princesa Isabel se tornou na rainha Isabel II. Embora as celebrações só viessem a começar meses mais tarde, a data foi marcada com a divulgação de uma fotografia oficial na qual a monarca está muito sorridente e acompanhada pela sua caixa vermelha com os documentos de Estado. A imagem está carregada de simbolismo e presta homenagem aos pais da soberana, com um retrato de Jorge VI e duas pregadeiras de diamantes em forma de folhas de hera que a rainha usa ao peito e que lhe foram oferecidas pela rainha mãe no seu aniversário de 21 anos, em abril de 1947.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora