[Em atualização]

O discurso do príncipe Carlos na cerimónia de abertura do Parlamento britânico foi muito curto e não houve qualquer referência à ausência da rainha. Mas está a ser considerado pela imprensa do Reino Unidos como um “momento histórico” de “definição” e de “primeiras vezes”, como escreve a especialista em assuntos da realeza da Sky News, Rhiannon Mills.

Ao contrário de Isabel II, que costuma dizer “o meu Governo”, o príncipe Carlos referiu-se ao “Governo de Sua Majestade” e frisou que a monarca aguarda com expectativa a celebrações do Jubileu de Platina.

Pela primeira vez, o príncipe Carlos e o príncipe William, o seu filho mais velho e segundo na linha de sucessão, abriram juntos a nova sessão do Parlamento em nome da rainha, enquanto conselheiros de estado. Coube ao príncipe herdeiro a responsabilidade de ler o Discurso da Rainha: o momento foi inédito pois nunca antes um outro membro da família real o tinha feito.

State Opening Of Parliament 2022

O príncipe Carlos esteve acompanhado pela duquesa da Cornualha e pelo filho, o príncipe William, que fez parte da cerimónia pela primeira vez.

É apenas a terceira vez em 70 anos de reinado que a monarca não esteve presente nesta cerimónia. Nas duas outras ocasiões, em 1959 e 1963, Isabel II não marcou presença nem discursou por estar grávida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Coroa do Estado Imperial (Imperial State Crown) esteve presente na cerimónia, como é tradição, mesmo sem a presença da rainha. A duquesa da Cornualha, Camilla, estava à esquerda do príncipe Carlos, que não se sentou no trono da mãe, enquanto o príncipe William se sentou à direita do herdeiro.

A Coroa do Estado Imperial, que é o maior símbolo do poder e autoridade de um soberano britânico, segundo explica o Daily Mail, foi transportada para Westminster numa limusina com o joalheiro da da coroa britânica e foi escoltada para dentro do edifício por dois guardas.

Esta joia foi criada em 1937 para a coroação do rei Jorge VI, o pai da rainha Isabel II, mas é inspirada numa coroa feita para a rainha Victoria em 1838. Além de todo o simbolismo que carrega, esta peça consiste numa moldura em ouro onde estão incrustados 2868 diamantes em corte brilhante, 17 safiras, 11 esmeraldas e 269 pérolas e ainda algumas pedras muito especiais com nome próprio, como por exemplo, o diamante Cullinan II que brilha na parte da frente da coroa. Atenção, não confundir esta coroa com a da coroação, a coroa de St. Edward, pois essa remonta a 1661, é dourada e só é mesmo utilizada nas coroações. Tradicionalmente, a rainha usava Coroa do Estado Imperial no parlamento. No caminho de ida e regresso usava o Diadema de Diamante. A última cerimónia de abertura do Parlamento em que vimos a rainha usar a coroa na cabeça foi em 2016.

As histórias do guarda-joias da rainha: os diamantes são eternos e as pedras vieram de todo o mundo

Esta cerimónia de abertura do Parlamento marca o início do ano parlamentar e é a única ocasião regular em que as três partes que constituem o Parlamento se reúnem: a soberana, a câmara dos lordes e a câmara dos comuns. A data corresponde ao primeiro dia de uma nova sessão parlamentar ou pouco depois de uma eleição geral. Esta é a cerimónia mais importante do calendário parlamentar.

Depois de alguma especulação, o Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que Isabel II não estaria presente na cerimónia de abertura do Parlamento britânico.

Rainha Isabel II não discursará na abertura do parlamento britânico pela primeira vez em 59 anos

Em comunicado, o Palácio de Buckingham afirmou: “A rainha continua a experienciar episódios de problemas de mobilidade e, em consulta com os seus médicos, decidiu relutantemente que não iria marcar presença na Abertura de Estado do Parlamento amanhã [terça-feira].”

No passado dia 5 de maio o Palácio de Buckingham anunciou, através de comunicado, que a rainha não marcará presença nas festas do jardim que terão lugar neste palácio e no Palácio de Holyrood, em Edimburgo. As festas estão marcadas para os dias 11, 18 e 25 de maio, em Londres, e 29 de junho, já na Escócia.

Rainha não vai participar nas festas de jardim que todos os anos acontecem no Palácio de Buckingham

As celebrações do Jubileu de Platina acontecem já no próximo fim de semana alargado, de 2 a 5 de de junho. Para o dia 2, quinta-feira, está marcada a cerimónia Trooping the Colour, o evento que marca o aniversário oficial da monarca, com uma parada militar. No entanto o momento mais memorável desta cerimónia é, por norma, quando toda a família real se junta à rainha no balcão do Palácio de Buckingham.

Na semana passada foi anunciado que os duques de Sussex e os seus dois filhos estariam presentes nas celebrações do Jubileu, contudo estarão de fora do balcão do palácio, bem como o príncipe André.