O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera que a Ucrânia deveria ter renunciado à ideia de manter a integridade territorial da península da Crimeia, assim como deveria ter desistido das aspirações em aderir à NATO. “Eu acredito que Vladimir Putin queria fazer um acordo”, afirma, acrescentando que agora após ter sido contrariado o Presidente russo quer agora “destruir” a Ucrânia.

Numa entrevista ao podcast The Clay Travis & Buck Sexton Show, Donald Trump reitera que o Presidente russo não teria invadido a Ucrânia caso tivesse sido reeleito em novembro de 2020: “Ele não o teria feito”. Além disso, o magnata não acredita que inicialmente Vladimir Putin quisesse invadir a Ucrânia, mas agora que o fez quer conquistar “o país todo”.

“Agora, ele não quer fazer um acordo. Eu penso que é difícil fazer um acordo. Ele está a destruir tudo”, disse Donald Trump, que vinca que é “muito, muito triste ver o que se está a passar na Ucrânia”. “Há centenas de milhares de pessoas em edifícios destruídos, naqueles apartamentos.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Donald Trump, a guerra na Ucrânia “nunca deveria ter acontecido” e lembra que Vladimir Putin colocou 200 mil homens na fronteira para “negociar”, mas “não conseguiu um acordo”.

“Vergonhoso”, “narcisista” e de “mau gosto”: Zelensky e Olena criticados por posarem para a revista Vogue

Questionado sobre o ensaio fotográfico do Presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, com a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, Donald Trump considera que “não foi a melhor coisa” que o chefe de Estado fez durante os cinco meses de conflito.