A Renault acredita que, a este ritmo, o Mégane E-Tech pode até ultrapassar o Tesla Model 3 em vendas. Pelo menos em França, onde o mais recente eléctrico da marca comercializou 25.000 unidades em apenas três meses, o que aponta para 100.000 unidades por ano, ultrapassando os valores atingidos pelo Model 3 da Tesla.

A Renault está a tentar recuperar da crise mundial da indústria automóvel, de acordo com o seu CEO Luca de Meo, que a levou a perder 8000 milhões de euros em 2020, para depois continuar nesta senda em 2021, devido à crise dos chips, à pandemia e aos resultados negativos da Nissan. A inflação e a guerra na Ucrânia não vão fazer maravilhas às finanças nos próximos tempos.

Para Luca de Meo, a solução passa pela produção de menos carros, mas vendidos a um preço superior, o que cai que nem sopa no mel em relação aos eléctricos, especificamente o Mégane E-Tech. Afirma o CEO que “os veículos eléctricos necessitam de ser democratizados”, com a Renault a ter uma palavra a dizer, ela que “desenvolve carros a bateria há 12 anos e se prepara para se tornar numa marca 100% eléctrica em 2030”. Ou seja, cinco anos antes de se tornar obrigatório por Bruxelas.

3 fotos

Até 2030, a marca gaulesa lançará 11 novos veículos eléctricos, pelo que está concentrada em reduzir os custos das baterias, que representam hoje 40% dos custos totais de matéria-prima e 80% do valor de materiais em bruto. E, de acordo com o construtor francês, 90% destes materiais não são controlados pela Renault, o que é problemático sobretudo tendo em conta os países em que são extraídos.

Em França, se o Renault Mégane E-Tech colocou no mercado 25.000 veículos novos, o Zoe ficou-se por 9000 unidades e o Twingo eléctrico por 8600. É certo que o Mégane a bateria goza do factor novidade mas, ainda assim, o seu volume de vendas reflecte a evolução registada pelos eléctricos da marca, sobretudo tecnologicamente. Daí que o novo eléctrico se revele mais económico para a mesma capacidade de bateria, tendo em conta as suas maiores dimensões e peso superior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR