Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Nord Sream, gasoduto que fornece gás à Europa, já não vai abrir este sábado, tal como estava previsto, anunciou a empresa russa Gazprom. Durante os trabalhos de manutenção foram descobertos problemas técnicos e o fluxo de gás só poderá ser retomado quando forem resolvidos, pode ler-se num comunicado a que a Bloomberg teve acesso.

A empresa adianta que detetou um derrame de óleo numa turbina e, por agora, não há previsão de quanto tempo a reparação vai durar. O fornecimento de gás já tinha sido suspenso por três dias porque a única turbina em funcionamento, localizada na estação de Portovaya, necessitava de manutenção.

Gazprom reduz fluxo de gás para a Europa durante três dias com suspensão do Nord Stream 1

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No contexto de guerra na Ucrânia, a energia tem estado no centro de um braço-de-ferro entre Moscovo e os países ocidentais, que acusam a Rússia de utilizar o gás “como uma arma”.

Um responsável alemão considerou a interrupção desta semana como “incompreensível no plano técnico”.

A Gazprom tem reduzido o gás fornecido via Nord Stream nos últimos meses e em julho já tinha feito trabalhos de manutenção durante 10 dias, tendo depois retomado as entregas com um nível mais limitado.

Suspenso gás russo para a Alemanha durante dez dias para manutenção de gasoduto

Para compensar as quantidades em falta, os países europeus tentam encontrar outros fornecedores e reduzir o consumo, numa altura em que os preços do gás disparam nos mercados.