Foi uma partilha invulgar e incluía uma mensagem para a Europa. O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, divulgou, esta quarta-feira, um vídeo em que surge a cortar lenha com um machado, juntamente com o empresário Sergey Teterin.

No vídeo partilhado nas redes sociais, o chefe de Estado bielorrusso diz ao empresário: “Vamos prevenir que a Europa morra de frio. Vamos ajudar os nossos irmãos”. “Talvez, eles nos ajudem no futuro.”

O Presidente da Bielorrússia indicou também que a Europa não estava em posição de escolher que lenha ia querer. “Manter [os europeus] quentes é o que realmente importa“, sinalizou. Além disso, Alexander Lukashenko mandou um recado aos “magnatas”. “Nós devíamos pensar como tornar esta lenha disponível para os mais pobres e para as famílias da classe trabalhadora e não para os grandes magnatas”.

Numa mensagem dirigida à Polónia, Alexander Lukashenko sublinhou ser “crucial” que o Presidente polaco, Andrzej Duda, e o primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, “se mantenham quentes”. “Eles são nossos vizinhos, não são? Talvez eles tenham a cabeça no lugar.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR