Na biografia de Samantha Cristoforetti consta várias vezes a designação “a primeira”. Agora, acrescenta mais uma ao tornar-se a primeira astronauta europeia a comandar a Estação Espacial Internacional (EEI). O atual comandante, Oleg Artemyev, entregará a chave da estação esta quarta-feira, pelas 14h35 (hora de Lisboa), e o momento será transmitido pela televisão da Agência Espacial Europeia (ESA).

A escolha da comandante foi acordada entre as mais proeminentes agências espaciais a nível mundial — a NASA (Estados Unidos), a Roscosmos (Rússia), a JAXA (Japão), a ESA (Europa) e a CSA (Canadá) — e baseia-se na experiência e competências demonstradas pela astronauta.

Sinto-me honrada com nomeação para o cargo de comandante”, disse Samantha Cristoforetti, citada em comunicado da ESA. “Estou ansiosa por aproveitar a experiência que adquiri no espaço e na Terra para liderar uma equipa tão competente em órbita.”

As tarefas principais da astronauta italiana passarão pelo desempenho e bem estar da restante tripulação, uma vez que o planeamento e execução das operações na EEI são decididas pelo centro de comando em terra. A comandante terá, assim, de assegurar uma boa comunicação com as equipas dentro e fora da EEI e coordenar a resposta da tripulação numa situação de  emergência. Depois, no final da missão, será a sua vez de passar o testemunho à próxima linha de comando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Da Força Aérea Italiana à Estação Espacial Internacional

A milanesa de 45 anos fez o ensino secundário em Trento, mas foi na Alemanha, na Universidade Técnica de Munique, que completou o mestrado em Engenharia Mecânica com especialização em propulsão aeroespacial e estruturas de baixo peso, em 2001.

Mais tarde, de volta a Itália, formou-se em Ciências Aeronáuticas. E, depois de completa a formação na academia militar, Samantha Cristoforetti também se tornou a primeira mulher a ocupar o lugar de capitã da aviação militar e de piloto de caça na Força Aérea Italiana. E, ainda, a primeira astronauta italiana.

Cristoforetti não foi a primeira astronauta da ESA a viajar para a Estação Espacial Internacional — esse lugar pertence à astronauta francesa Claudie Haigneré, em 2001 —, mas foi a segunda. Nessa missão, de novembro de 2014 a junho de 2015, a italiana foi a primeira mulher astronauta a passar quase 200 dias seguidos em órbita.

Voltou à Estação Espacial Internacional em abril deste ano e tornou a destacar-se ao ser a primeira astronauta europeia a caminhar no espaço, no exterior da EEI. Na altura, Cristoforetti foi acompanhada pelo cosmonauta Oleg Artemyev e a missão consistia em preparar a instalação de um novo braço robótico.

Samantha Cristoforetti é a primeira mulher europeia a caminhar no espaço

A primeira tiktoker no espaço

Samantha Cristoforetti foi a primeira astronauta (entre mulheres e homens) a tirar um café expresso na Estação Espacial Internacional. A primeira máquina de café espacial — ISSpresso — resultou de um trabalho conjunto entre a Agência Espacial Italiana, a empresa de engenharia aeroespacial Argotec e a produtora de café italiana Lavazza. Pela primeira vez em mais de uma década na EEI, os astronautas poderiam beber um café expresso (em vez do café solúvel do costume). E o mais incrível é que para beber o café foi desenhada uma chávena especial.

A astronauta vai mostrando vários momentos do seu dia a dia, incluindo os cuidados de higiene, e as diferenças entre estar na Estação Espacial Internacional, em microgravidade, ou com os pés bem assentes na Terra. A italiana já tinha mostrado como se corria no espaço e agora, num vídeo recente, mostrou como é fazer yoga. Os vídeos aparecem no YouTube, na conta do Twitter e também no TikTok, onde conta com quase 620 mil seguidores.