Foram necessários três meses para a Toyota resolver os problemas que afectaram o bZ4x, o primeiro SUV eléctrico da marca nipónica. Logo após o arranque das entregas do modelo aos primeiros clientes, os responsáveis japoneses aperceberam-se que os pernes que fixavam a roda ao cubo nem sempre conseguiam impedir que a roda se desapertasse e saísse do seu sítio. A Toyota interrompeu de imediato as entregas e a produção, enquanto apurava o que se passava e, depois, procurava uma solução definitiva para o problema.

O bZ4x, tal como o seu “irmão” Subaru Solterra (marca onde a Toyota detém mais de 20%), é construído sobre a plataforma e-TNGA e viu a sua produção ser interrompida em Junho. Os modelos entretanto fabricados e entregues, em mercados como o japonês e o norte-americano, respectivamente 2700 Toyota e 2600 Subaru, foram alvo de um recall, até ser encontrada uma solução que impedisse as rodas de saírem em andamento.

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A Automotive News viria posteriormente avançar que a Toyota aproveitou o atraso na comercialização para resolver um segundo problema no seu SUV a bateria, alegadamente relacionado com os airbags da Takata mal instalados, que foram entretanto substituídos. Os airbags deste fornecedor japonês já levaram no passado a chamar à oficina milhões de modelos da Toyota, bem como de muitos outros construtores.

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Três meses depois de interromper a fabricação e com uma solução encontrada para evitar definitivamente que as rodas dos bZ4x saiam em andamento, a Toyota retomou a produção do SUV eléctrico japonês, que assim deverá chegar a mercados como o português nos próximos meses.

Previsto inicialmente para Junho deste ano, o SUV eléctrico derrapará mais para o final de 2022, altura em que originalmente era aguardada a versão 4×4 com dois motores. O bZ4x anuncia uma autonomia de 511 km contra um investimento de menos de 50.000€.