Desde que a Volkswagen decidiu apostar de forma evidente nos veículos eléctricos, investindo desde logo numa arquitectura específica para receber motores eléctricos e packs de baterias (a MEB), que os concepts assentes nessa plataforma foram surgindo uns atrás dos outros. Mas houve um, em particular, que causou de imediato um tremendo burburinho e foi dos primeiros a ser apresentado. Referimo-nos ao ID. Buzz, a versão moderna do antigo Pão de Forma, que fez a sua estreia como protótipo no Salão de Detroit de 2017. Cinco anos depois, a primeira unidade deste novo eléctrico – com espaço para cinco ocupantes e uma imensa bagageira com 1121 litros de capacidade – desembarcou no Porto de Setúbal. Para seguir viagem rumo aos concessionários da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, onde o simpático furgão vai chegar no início de Dezembro.

Sempre com um motor de 150 kW/204 cv e uma bateria de 77 kWh úteis (82kWh de capacidade total), o Pão de Forma a bateria apresenta-se em duas versões. Em Portugal, a de passageiros é comercializada por valores a partir de 60.688€, enquanto a versão comercial ID. Buzz Cargo exige em troca 53.671€, valores com IVA incluído. Ambas anunciam uma autonomia em redor dos 412 km.

A primeira versão a ser proposta foi a First Edition, limitada no número de unidades disponíveis em cada mercado. Por cá, esta série de lançamento esgotou em menos de duas semanas, o que indicia a avidez dos consumidores pelo regresso do mítico Pão de Forma.

“O ID. Buzz chega para marcar uma geração. Temos a certeza de que os portugueses se vão apaixonar por este novo Pão de Forma, 100% eléctrico. É um veículo com muito espaço para os ocupantes e com uma enorme bagageira, que traz consigo várias inovações tecnológicas, sendo capaz de se adaptar a diversos estilos de vida modernos, o que também vai despertar a atenção das novas gerações”, considera o diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais, Ricardo Vieira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR