Os republicanos terão conseguido os 218 lugares necessários para terem a maioria na Câmara dos Representantes, noticiam os jornais norte-americanos com base nas primeiras projeções.

A vitória dos republicanos abre caminho para dois anos de divisão política, uma vez que o Partido Democrata conseguiu manter o controlo do Senado. Com esta maioria, o Partido Republicano terá poder para controlar a agenda do Presidente Joe Biden e para provocar danos na sua administração, refere a Reuters.

“A Câmara Republicana cumpriu a promessa de despedir Nancy Pelosi [a atual presidente da Câmara dos Representantes] e servir de oposição à agenda desastrosa de Joe Biden”, disse Tom Emmer, presidente da campanha republicana para estas eleições intercalares, citado pelo The New York Times. “Agora toca a trabalhar pelo povo norte-americano.”

Na passada terça-feira, os eleitores norte-americanos foram chamados às urnas para elegeram os governadores de 36 estados, metade dos senadores e a totalidade da Casa dos Representantes nas eleições intercalares. Os democratas conseguiram uma curta vantagem face aos republicanos no Senado, com a eleição de 50 senadores contra 49.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR