Em atualização

É uma imagem pouco comum. O presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, em lágrimas a recordar Fernando Gomes, que foi durante vários anos jogador do clube e que desempenhava nos últimos anos funções de dirigente. Pinto da Costa falava ao Porto Canal e lembrou o ano em que “foi buscar Fernando Gomes ao Gijón onde estava emprestado”: “Trouxe-o para o FCP para a carreira gloriosa que teve”.

Fernando Gomes, que morreu aos 66 anos, foi agraciado no ano passado com um Dragão de Ouro, entregue por Pinto da Costa, em reconhecimento do percurso que teve no clube, nas funções de dirigente na estrutura. “Tive muita honra em estar ligado à sua vida pessoal e desportiva”, afirmou Pinto da Costa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o antigo avançado internacional “marcou o futebol português” e “foi determinante na afirmação” do país no estrangeiro. “Fernando Gomes marcou o futebol português numa época de que me recordo bem, e os portugueses recordam-se bem, os mais jovens recordam-se menos, porque foi determinante na afirmação de Portugal fora das nossas fronteiras”, defendeu o chefe de Estado, que falava aos jornalistas depois de ter participado na cerimónia de Juramento de Hipócrates da região Sul, em Lisboa, este sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo Rebelo de Sousa apontou que Fernando Gomes, vencedor de duas Botas de Ouro e melhor marcador da história do FC Porto, “não só teve muito sucesso interno, mas levou o sucesso interno, através do seu clube e através da equipa portuguesa, ao estrangeiro”. “Isso foi muito importante”, defendeu.

O Presidente da República recordou o jogador de futebol como “um grande marcador de golos” e “um grande avançado”, que “foi à sua maneira um grande líder na sua equipa e nas equipas onde jogou, nomeadamente também na seleção nacional, porque era muito objetivo, muito determinado, muito rápido”.

E nesse sentido nós estamos agradecidos, agora que nos deixa, pelas boas recordações que estão no nosso espírito, mais daqueles que eram do seu clube, mas em geral todos os portugueses”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

Vítor Baía, antigo guarda-redes do clube e vice-presidente do FC Porto, descreveu Fernando Gomes como “um irmão” numa mensagem de pesar publicada no Instagram: “Partiu um irmão que o futebol me deu. Um Homem cheio de classe dentro e fora do campo. Um ídolo. O nosso eterno capitão. Uma lenda do futebol. Do nosso Porto. Serás eterno meu amigo. Obrigado por tanto!”.

Sérgio Conceição também já reagiu à morte de Fernando Gomes nas redes sociais. Na descrição de uma fotografia que partilhou no Instagram, em que surge de mãos dadas o antigo jogador de futebol, o treinador do FC Porto lembrou que a ligação ao Bibota começou antes do futebol.

“Os nossos caminhos cruzaram-se muito antes do futebol. Desde cedo aprendi a apreciar o Fernando [Gomes] enquanto homem. Ao longo dos anos, mantivemos uma relação de muito respeito e admiração, acrescentando o futebol àquilo que nos unia”, escreveu o técnico portista. No Twitter, acrescentou: “Hoje partiu um símbolo do nosso clube e do futebol português. Até sempre, Bibota”.

Nas redes sociais multiplicam-se as reações à morte de Fernando Gomes, que ganhou 14 títulos no FC Porto. Na publicação feita no instagram do FC Porto, Paulo Futre mostrou-se surpreso: “Nem quero acreditar. Até sempre amigo, líder, Bibota, irmão. Descansa em paz.”

Também o ex-guarda-redes portista, Iker Casillas, deixou um comentário com um emoji emocionado e a sigla “RIP”, no português ‘Descansa em paz’.

Fernando Santos: “Vamos rezar por ele e pedir que a sua alma possa descansar em paz”

No Qatar, o selecionador nacional reagiu à notícia da “triste partida” do Bibota, Fernando Gomes. “É um momento de tristeza para todos. À família enlutada e também à família portista, deixamos os nossos votos de pesar. Vamos rezar por ele e pedir que a sua alma possa descansar em paz”, disse o técnico numa mensagem vídeo publicada pela FPF.

Clubes reagem à morte de Bibota: “Figura ímpar do panorama desportivo”

O Sporting deixou uma nota de condolências à morte de Bibota, a alcunha que ganhou depois de conquistar duas bolas de ouro: “Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.

O Sport Lisboa e Benfica publicou uma nota de pesar onde recorda Fernando Gomes como “uma das figuras maiores do futebol português”. “Neste momento de pesar, o Sport Lisboa e Benfica endereça a amigos e familiares de Fernando Gomes os mais sentidos pêsames”, lê-se na nota.

O Braga lembra, nos mesmos termos que o Benfica, uma “figura ímpar do panorama desportivo português” que “deixa uma profunda marca na história do futebol mundial”. “Para a história ficam 420 golos apontados em 611 jogos e a conquista de cinco campeonatos, três Taças de Portugal, duas Supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia”, recorda o clube.

Um jogador com “faro para o golo”, diz Augusto Inácio

Augusto Inácio, que jogou com Fernando Gomes no FC Porto, reagiu – durante uma emissão especial da Rádio Observador – à morte do antigo capitão do clube. O melhor marcador da história do FC Porto (com 352 golos) é ainda descrito por Augusto Inácio como alguém “difícil de marcar” e com ”faro para o golo”.

Augusto Inácio: Fernando Gomes foi um “goleador nato”

Augusto Inácio diz que é uma notícia “complicada”, ele que acompanhava semanalmente o estado de saúde de Fernando Gomes e revela que ultimamente se sentia “muito animado”. As memórias que ficam, diz, são as “de um grande jogador, de um grande colega, um grande capitão, um goleador nato, alguém que deu muito ao futebol português e, acima de tudo, um jogador como há poucos hoje em dia”.

Inácio frisa ainda que Gomes era um “jogador consensual” em todos os clubes do futebol português: “não agredia ninguém” e “era educado para com todos”.

Irreverente, ícone e marcante são as palavras utilizadas por Gabriel Alves para definir o Bibota de ouro. O comentador de futebol do Observador afirma que Fernando Gomes era “um jogador elegante no campo” e um “ponta de lança moderno e vivo” que “marcou golos lindos”. Acrescenta ainda que o antigo capitão do FC Porto tinha “uma qualidade técnica fora de série”.

Morreu Fernando Gomes. Era “irreverente e elegante”, destaca Gabriel Alves

Jorge Andrade recebeu “com muita tristeza” a notícia da morte de Fernando Gomes. O antigo central do FC Porto revelou à Rádio Observador que o bibota de ouro era um jogador “elegante”, de “referência” e que “admirava muito”. Admite que “Portugal perdeu um jogador de excelência”.

O adeus a Fernando Gomes. “Portugal perdeu um jogador de excelência”, diz Jorge Andrade

Santos Silva: “Todos ficam mais pobres com a sua morte”

O Presidente da República descreveu Fernando Gomes como um jogador que “marcou o futebol português” e “foi determinante na afirmação de Portugal fora das nossas fronteiras”: “Foi um grande marcador, grande avançado e à sua maneira foi um grande líder nas equipas onde jogou e na seleção nacional, era muito objetivo determinado e muito rápido. Estamos agradecidos pelas coisas boas que nos deixa”.

O primeiro-ministro, António Costa, disse no Twitter que a magia em campo do antigo futebolista será sempre recordada. “Recordaremos sempre a magia de Fernando Gomes em campo. Perdeu hoje, tristemente, a última batalha. As minhas sentidas condolências à sua família, ao FC Porto e a todos os admiradores do inesquecível ‘Bibota'”, pode ler-se na nota.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, falou com a Rádio Observador sobre o legado de Fernando Gomes: “Foi um dos maiores goleadores do futebol português. Conquistou inúmeros títulos: campeão europeu, campeão do mundial de clubes, vários títulos nacionais e foi um dos maiores goleadores da nossa seleção. (…) É uma notícia triste para o futebol”, disse.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou hoje que “todos ficam mais pobres” com a morte do antigo jogador Fernando Gomes, aos 66 anos, vítima de doença prolongada. “Deixou-nos Fernando Gomes, um grande jogador e capitão. Portistas, portuenses e portugueses, todos ficam mais pobres com a sua morte”, referiu, numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Federação decreta um minuto de silêncio nas competições até segunda-feira

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol também deixou uma mensagem no site oficial da FPF sobre a morte do antigo jogador do FC Porto – e seu homónimo – Fernando Gomes, na qual deixa uma palavra de “conforto possível” aos familiares, amigos e ao FC Porto. Determinou ainda um minuto de silêncio nas competições que organiza até à próxima segunda-feira, dia 28 de novembro.

“Gomes foi ao longo do seu trajeto de jogador sinónimo de elegância, classe e golos. Fez do golo o seu alimento sendo consagrado rei da Europa por duas vezes, conquistando duas Botas de Ouro em 1983 e 1985”, escreveu o líder federativo, lembrando posteriormente, o percurso em dois dos três grandes de Portugal: “Campeão europeu e do mundo em representação do FC Porto – o seu clube de coração – Gomes terminou a sua carreira de jogador no Sporting sempre com o mesmo faro pelo golo”.

“Representou sempre com enorme brio a Seleção Nacional por 47 vezes, marcando 13 golos, estando presente no regresso de Portugal aos grandes palcos internacionais em França, no Europeu de 1984, e no México, no Mundial de 1986”, pode ler-se ainda no comunicado. Para o presidente da FPF, Fernando Gomes morreu “demasiado cedo, depois de ter enfrentado com coragem e grande dignidade a doença que acabaria por o vitimar”. “Deixa à sua família um legado de seriedade, honradez e determinação na forma como preencheu a sua vida”, elogiou ainda.

Neste momento, a Liga Portugal exibe à entrada no site oficial uma fotografia de Fernando Gomes com a mensagem: “Até sempre, Bibota”. Uma nota de pesar sublinha que “a Liga Portugal lamenta profundamente o falecimento de Fernando Gomes, antigo jogador de FC Porto e Sporting CP, assim como da Seleção Nacional, e atualmente Vogal do FC Porto, aos 66 anos”.

“Foi de azul e branco que ficou conhecido pela alcunha carinhosa de “Bibota”, fruto das duas Botas de Ouro conquistadas, nas temporadas de 1982-83 e 1984-85. Foi, ainda, melhor marcador do campeonato português em seis ocasiões, tendo somado cinco títulos de campeão nacional. À família enlutada, aos adeptos em geral e aos do FC Porto em particular, a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências”, termina.

Proença: “Um cavalheiro que marcou a vida de quem privou com ele”

Também Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol fez ainda questão de publicar uma mensagem no Facebook onde lembra “um cavalheiro que marcou a vida de quem privou com ele.” “O Futebol Português perde um dos seus maiores embaixadores, alguém que nos sensibilizou dentro e fora do campo. Ficarão as melhores recordações de Fernando Gomes”, escreveu.

Pepe também prestou homenagem a Fernando Gomes nas redes sociais. O defesa central partilhou duas publicações da conta oficial do Futebol Clube do Porto referentes a Bibota e escreveu nas histórias do Instagram: “Até sempre, grande Bibota. Descanse em paz”.

O Sindicato dos Jogadores recordou Bibota numa mensagem no Instagram em que reiterou que o futebol português “está de luto”: “Fernando Gomes ficará para sempre na história do nosso futebol como um dos maiores goleadores”.

A associação recordou os 420 golos marcados em 611 jogos, 355 dos quais ao serviço do FC Porto, e sublinhou que o ex-atleta — agora dirigente no clube portista — representou  a Seleção Nacional AA em 47 ocasiões, incluindo no Euro 84 e no Mundial 86. “À família enlutada, a todos os clubes que representou, ex-colegas e amigos, endereçamos as mais sentidas condolências pelo falecimento do nosso associado”, escreveu o sindicato.

Rui Reininho partilhou à Rádio Observador vários momentos de boa disposição que passou com Fernando Gomes, definindo-o como “companheirão”. O vocalista dos GNR teve “a oportunidade de lhe dar um último abraço”. Frisa que estava sempre bem disposto e com um sorriso na cara. Na memória de Reininho ficam muitos golos do antigo jogador. É um número 9 que agora vê, diz, como um Taremi – pela forma como ia para cima das defesas e como marcava os penáltis. “Era um matador”.

Rui Reininho: Fernando Gomes “era um companheirão”