Foram revelados esta terça-feira os cartazes das próximas edições dos festivais Primavera Sound de Barcelona e Madrid, agendados para o próximo verão. O rapper e cantor Kendrick Lamar, a banda Blur, a cantora e compositora espanhola Rosalía e o grupo britânico Depeche Mode são quatro dos cabeças de cartaz de ambos os festivais em 2023.

Com a sua primeira edição em 2005, em Barcelona, o Primavera Sound tem vindo a crescer nos últimos anos para outras cidades. Em 2012 começou a decorrer também no Porto, existindo já edições em Los Angeles, Santiago de Chile, Buenos Aires e São Paulo. Para o próximo ano está marcada a primeira edição do Primavera Sound em Madrid.

Tradicionalmente, os cartazes da versão portuguesa do Primavera Sound são parcialmente decalcados dos cartazes do Primavera Sound catalão, o “irmão mais velho” do festival português, ainda que apresentando apenas uma porção dos concertos anunciados pelo Primavera Sound de Barcelona e juntando artistas que não atuam no festival catalão.

Além de Kendrick Lamar, Blur, Rosalía e Depeche Mode, vão atuar ainda nos dois Primavera Sound de Espanha artistas como FKA Twigs, Skrillex, St. Vincent e Calvin Harris, além da banda Moldy Peaches, que terminou em 2004 (com breves regressos para concertos esporádicos nos anos seguintes) e que se volta a juntar em palco no próximo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas não só: também os Turnstile, o duo NxWorries (Anderson .Paak e Knxwledge), Julia Jacklin, Arlo Parks, Swans, Pusha T, Sparks, Caroline Polachek, Death Grips, JPEGMAFIA, Tokischa, Christine and the Queens e Four Tet, entre outros, vão atuar nos dois “festivais irmãos” do Primavera Sound do Porto.

Se o grosso do cartaz de ambos os festivais é idêntico, existem, porém, algumas diferenças. No Primavera Sound de Barcelona vão atuar, por exemplo, Arthur Verocai e The War on Drugs, enquanto Madrid vai acolher concertos de The Mars Volt, Bad Gyal e Georgia, por exemplo.

O Primavera Sound catalão acontece entre os dias 29 de maio e 4 de junho do próximo ano, ao passo que o Primavera Sound de Madrid está marcado para os dias 5 até 11 de junho. Já o Primavera Sound do Porto coincide parcialmente com as datas de Madrid, estando previsto decorrer de 7 a 10 de junho.

Este ano, o festival que decorre no Parque da Cidade do Porto recebeu concertos de artistas e bandas como Nick Cave and the Bad Seeds, Tame Impala, Interpol, Beck, Pavement, Khruangbin, Gorillaz e Little Simz.

Enchentes, poucas máscaras e a nostalgia no Parque da Cidade três anos depois: o regresso dos grandes festivais em 31 fotografias