Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O Natal e o Ano Novo aproximam-se e, em Moscovo, a histórica Praça Vermelha encheu-se de luz para receber a abertura da anual pista de patinagem. Artistas vestidos de cores brilhantes inauguraram a pista de gelo sob o olhar e aplausos da multidão. A menos de 900 quilómetros de distância, em Kiev, à semelhança de muitas cidades ucranianas, prosseguia o trabalho para reparar os danos provocados pelos ataques russos contra as infraestruturas energéticas.

A primeira neve já caiu na Ucrânia, que se prepara para um inverno difícil. As temperaturas baixas já se fazem sentir e os cortes de energia continuam afetar muitas cidades por todo o país. Na quarta-feira, o Presidente Volodymyr Zelensky revelava que seis milhões de pessoas estavam sem eletricidade na Ucrânia. Nos cafés e restaurantes há quem coma à luz das velas, as cirurgias prosseguem com as lanternas ligadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cirurgiões prosseguem operação em criança apesar de cortes de energia

Este ano fica marcado por festividades mais contidas em ambos os países. As tradicionais celebrações de Natal e Ano Novo foram canceladas em São Petersburgo, com o dinheiro alocado a reverter para a “operação militar especial” na Ucrânia. Em Moscovo, as celebrações deverão continuar com alguma normalidade, mas não haverá concertos ou fogo de artifício, refere o Moscow Times. Já na capital ucraniana, a guerra não vai impedir que as árvores de Natal sejam erguidas, como é habitual, garantiu o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko. No entanto, não haverá luzes ligadas, nem ajuntamentos em concertos natalícios. “Ninguém vai cancelar o Ano Novo e o Natal, e a atmosfera do Ano Novo deve estar lá. Não podemos permitir que Putin roube o nosso Natal”, sublinhou.