O Kremlin rejeitou esta quarta-feira, 294.º dia de guerra, a possibilidade de um cessar-fogo no período do Natal, em sentido contrário à sugestão do Presidente ucraniano das tropas russas começarem a retirar-se durante essa época.

Questionado pelos jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dimitry Peskov, afastou o cenário. “Não, nenhuma proposta foi feita nesse sentido por nenhuma das partes. É um assunto que não está na agenda”, afirmou.

Em resposta, Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky, disse que é a Rússia tem de aceitar a “realidade”: não haverá territórios roubados à Ucrânia na Federação Russa para sempre. Prevê que no final do conflito vai sobrar para Moscovo a reputação de um “país-monstro”, “desprezado” e com um exército destruído.

Apesar destas declarações, o Presidente turco disse estar confiante na possibilidade de se alcançar um cessar-fogo na Ucrânia. Recep Tayyip Erdogan tem contribuído como mediador entre os dois países, nomeadamente para o acordo de exportação de cereais, mantendo o diálogo com os líderes russo e ucraniano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O que aconteceu durante a noite?

  • O oligarca russo Vladimir Potanin e a mulher poderão vir a enfrentar sanções impostas pelos Estados Unidos, revelaram ao Wall Street Journal oficiais norte-americanos. Potanin é o segundo mais rico do país. A sua fortuna deve-se às minas, detidas pela empresa Norilsk Nickel, a maior produtora mundial de níquel refinado, onde é acionista maioritário e CEO.
  • É um “sim” às negociações, mas um “não” à cedência de territórios. Uma nova sondagem mostra que a maioria dos russos (53%) é favorável a conversações sobre a continuação da “operação militar especial” na Ucrânia, apesar da pequena margem de diferença. Dos inquiridos, 78% declarou ser inaceitável que a Rússia devolva a Crimeia e 66% opõem-se à cedência da região do Donbass.
  • A agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) vai enviar equipas permanentes para centrais nucleares ucranianas, incluindo a de Chernobil, avança o New York Times. Há vários meses que especialistas da AIEA marcam presença na central de Zaporíjia, onde os ataques fazem temer o cenário de um acidente nuclear.
  • A Duma, o parlamento russo, aprovou em primeira leitura diversas leis que preveem penas até prisão perpétua para as atividades de sabotagem no país. As novas normas preveem condenação a prisão perpétua ou a penas entre oito e 15 anos para quem financie atividades subversivas, e recrute, arme ou prepare outras pessoas com esse objetivo.
  • O Presidente Volodymyr Zelensky disse ao líder do Comité Olímpico Internacional que a Ucrânia se opõe à participação dos atletas russos nos Jogos de Verão de 2024, em Paris. Durante conversa com Thomas Bach, Zelensky revelou que 184 atletas ucranianos morreram desde o início da invasão.
  • A guerra na Ucrânia deverá continuar e não é esperado que os combates sejam interrompidos nos meses de inverno, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

O que aconteceu durante a tarde?

  • Os investigadores ucranianos dizem ter descoberto uma “câmara de tortura” na cidade de Kherson, recentemente recuperada pelas forças ucranianos. O representante de direitos humanos ucranianos, Dmytro Lubinets, disse que no local foram detidas crianças durante a ocupação russa. As autoridades ucranianas dizem que já instauraram 48 mil processos criminais por crimes de guerra cometidos pelos militares russos e pelos seus “cúmplices” desde o início da invasão.
  • O Kremlin garantiu que, se os mísseis Patriot, associados aos sistemas antiaéreos que Kiev pede há vários meses aos Estados Unidos, forem enviados para a Ucrânia, tornar-se-ão “alvos legítimos” das Forças Armadas russas.
  • A presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha falou na possibilidade de ser feito um novo acordo para uma grande troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia.
  • O Parlamento Europeu aprovou o pacote legislativo para a União Europeia ajudar financeiramente a Ucrânia com 18 mil milhões de euros, em 2023.
  • O líder da auto-proclamada República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, garantiu que as forças russas irão “libertar” as cidades de Chernihiv e Odessa.
  • O Presidente ucraniano recebeu o prémio Sakharov em nome do povo ucraniano. Pediu à União Europeia que apoie a criação de um tribunal de guerra para julgar oficiais russos. Num vídeo transmitido no Parlamento Europeu, o Presidente ucraniano sublinhou que é imperativo que o tribunal comece a funcionar e pediu aos legisladores europeus que acelerem a sua criação. “É necessário torná-lo uma realidade o quanto antes”, afirmou.
  • A Rússia está preparada para cooperar com o Irão na construção de satélites, disse hoje o chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov. A empresa não referiu se os satélites em causa são para utilização civil ou militar.
  • A Rússia e a Ucrânia realizaram uma nova troca de prisioneiros. Desta vez Kiev recebeu 65 pessoas, de acordo com o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermark. Na troca também foi libertado Suedi Murekezi, um cidadão norte-americano que chegou a estar detido pelas forças russas em Donetsk.
  • O líder da oposição russa, Alexei Navalny, revelou na sua conta oficial do Twitter que esteve numa cela solitária durante 12 dias, após dizer a palavra “f******”, enquanto conversava com um companheiro de cela. Navalny diz ter sido retirado da solitária na segunda-feira.

O que aconteceu durante a manhã?

  • Um míssil russo atingiu um edifício da administração regional da de Kherson. De acordo com a Sky News, que cita um porta-voz do gabinete de Volodymyr Zelensky, vários mísseis caíram esta manhã sobre a praça central da cidade, recentemente recuperada pelos ucranianos.

  • O ator Jean Claude Van-Damme está de visita a uma região ucraniana. Estrela de ação em filmes como “Kickboxer” e “Duplo Impacto”, o ator de 62 anos pousou para fotos com cidadãos ucranianos e expressou o seu apoio pela luta do país contra a Rússia.

  • O Chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que a porta está aberta para que os países dos Balcãs adiram à União Europeia. “É no nosso interesse enquanto alemães e enquanto europeus que o resto dos Balcãs se torne parte da União Europeia”, sublinhou. Esta terça-feira, diplomatas em Bruxelas aceitaram a candidatura da Bósnia ao estatuto de Estado-membro da UE, uma decisão que deverá ser confirmada na cimeira europeia de amanhã.
  • O líder da Igreja Católica apelou aos fiéis que poupem nas compras de Natal e usem o dinheiro para a ajudar a Ucrânia. Citado pelo The Guardian no final da sua audiência geral semanal, o Papa Francisco lembrou o “sofrimento na Ucrânia”, antes de lançar o apelo para que as pessoas tenham um Natal “mais humilde”.
  • A capital ucraniana, Kiev, foi atingida por fortes explosões durante a a manhã. No Telegram, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou um pequeno vídeo de agradecimento às forças ucranianas que travaram o alegado ataque na capital do país, afirmando que foram destruidos 13 drones. Os ataques provocaram danos em cinco edifícios da capital.