Pelo menos 29 pessoas já morreram no México após a escalada da violência no estado de Sinaloa que teve início esta quinta-feira, após a detenção do filho do famoso narcotraficante conhecido por “El Chapo”.

Ovidio Guzmán, filho de Joaquín “El Chapo” Guzmán e um dos homens fortes do cartel de Sinaloa, foi esta quinta-feira detido pelas autoridades mexicanas numa operação na cidade de Culiacán, no estado de Sinaloa.

O secretário da Defesa, Luis Cresencio Sandoval, adiantou que, entre os mortos, uma dezena são membros das Forças Armadas mexicanas, com os restantes 19 a pertencerem aos vários grupos criminosos que deram início aos confrontos. Sandoval adiantou ainda que, para já, pelo menos 35 militares do Exército ficaram feridos, tendo sido detidos 21 membros do crime organizado. Ao todo estiveram no terreno mais de 3.500 membros das forças militares mexicanas.

De acordo com o El País, a operação de detenção de Guzmán decorreu durante a madrugada de quinta-feira no bairro de Jesus Maria, na cidade de Culiacán. A resposta do cartel não se fez esperar: ao nascer da manhã já se registavam vários tiroteios, bloqueios de estradas e acessos por parte do gangue de Guzmán. Como forma de tentar proteger a população, as aulas foram suspensas e foi recomendado que as deslocações sejam limitadas ao essencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As redes sociais têm sido inundadas com imagens da violência e caos instalados nas ruas de Sinaloa. Vídeos mostram um pelotão de membros do quartel a dirigirem-se à cidade, camiões e carros a arder nas ruas e até um avião da Força Aérea mexicana a ser recebido com tiros por parte dos traficantes:

O cenário faz recordar os conflitos que já se tinham registado em 2019, aquando da primeira detenção de Ovidio Guzmán. Na altura, a operação das forças de segurança mexicanas fracassou, tendo as autoridades sido forçadas a libertar o barão da droga ao fim de 24 horas para travar a escalada da violência.

México. Filho de El Chapo é libertado após onda de violência

Na sua conferência de imprensa diária, o Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador confirmou que os militares mortos “terão direito a um funeral com honras de Estado”.

A detenção de Ovidio Guzmán acontece a poucos dias da visita oficial do Presidente norte-americano, Joe Biden, e do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, para uma cimeira inter-americana com o chefe de Estado mexicano. No entanto, Lopéz Obrador negou que haja alguma relação entre os dois acontecimentos, bem como que os Estados Unidos tenham tido qualquer envolvimento na operação.

Não participaram [os EUA], já lhes expliquei. É uma decisão que se toma, e de rotina. O mais importante na nossa estratégia é prevenir que as pessoas não tenham necessidade de se dedicar á delinquência”, reiterou o Presidente mexicano perante as questões dos jornalistas.

No Twitter, o governador de Sinaloa, Rubén Rocha Moya, apelou à calma e sublinhou a autoridade das forças federais:

Fui informado pelo secretário de Governação Federal, Adán Augusto López, de que as Forças Armadas Federais efetuaram na madrugada desta quinta-feira uma operação em Jesus Maria, Culiacán. Tal deu lugar a alguns eventos violentos na capital e outras cidades do estado. Será a própria autoridade federal quem informará dos resultados desta operação uma vez que esteja concluída. Reitero aos cidadãos a importância de manterem a calma e de se manterem a salvo enquanto as ações não terminem”, pode ler-se numa série de tweets.

Além de Culiacán, cidades vizinhas como Guasave e Los Mochis também reportaram bloqueios de estradas e ataques por parte do cartel. A embaixada dos Estados Unidos no México também emitiu um “alerta para cidadãos norte-americanos em Sinaloa: há relatos de tiroteios em várias partes do estado (…) Mantenham-se informados. O consulado lembra que Sinaloa é classificada pelo Departamento de Estado como uma região de Nível 4 [nível mais alto] – Não Viajar”.

A violência com cartéis é um dos principais problemas no México. Só no último ano morreram cerca de 1.400 pessoas vítimas de gangues de tráfico de droga – número que, ainda assim, está bem abaixo do registado em 2010, quando morreram 3.600.

Violência de gangues provoca 11 mortos em cidade mexicana junto aos EUA