Siga aqui o liveblog da guerra na Ucrânia

Uma “manhã negra” na Ucrânia – o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, diz que a queda do helicóptero em Brovary é uma “tragédia terrível”. Zelensky falou em 15 mortos mas os serviços de informação da Proteção Civil indicaram, por volta das 15h45 (menos duas horas em Lisboa), que o balanço definitivo dá conta de 14 vítimas mortais, uma das quais uma criança.

A possibilidade de o helicóptero ter sido alvo de sabotagem está entre as principais explicações possíveis para a queda do helicóptero, segundo um conselheiro do governo, Anton Gerashchenko, que trabalha com o ministério que era liderado pelo ministro que morreu.

Uma segunda hipótese que está a ser admitida pelas autoridades é um problema mecânico ou falha técnica no helicóptero. Também não se exclui que o incidente tenha acontecido por uma possível violação das regras de segurança na operação da aeronave.

O helicóptero dirigia-se para uma zona de combate e algumas testemunhas dizem que terá entrado numa zona com nevoeiro, acabando por cair numa zona com alguns edifícios incluindo alguns prédios com até 10 andares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

FOTO: REUTERS/Valentyn Ogirenko

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shymhal, anunciou através do Telegram que vai ser, imediatamente, criada uma comissão que irá investigar o incidente. Um incidente que provocou uma “grande perda” para o governo e para toda a Ucrânia, afirmou Shymhal.

Já o Presidente ucraniano, através da sua conta oficial no Telegram, diz que a “dor” que sente é “indescritível”, pela morte de vários membros do seu executivo – incluindo o ministro da Administração Interna – mas, também, várias crianças que estavam na creche.