Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O governo canadiano anunciou esta sexta-feira uma nova ronda de sanções à Rússia que já mereceu uma resposta de Moscovo. A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, liderado por Sergei Lavrov, criticou as novas medidas, comparando-as à repressão que marcou o período do Terceiro Reich na Alemanha.

“As sanções canadianas contra jornalistas e artistas russos são comparáveis às tentativas do Terceiro Reich para destruir o ‘espírito não-germânico’ e afogar a voz da razão ao queimar livros e proibir jornais”, escreveu Maria Zakharova numa publicação na conta de Telegram.

A porta-voz russa também lançou um ataque à vice-primeira-ministra canadiana e atual ministra da Economia do governo do Presidente Justin Trudeau. “O nazi Mikhailo Khomyak poderia ficar orgulhoso da sua neta, a vice-primeira-ministra de Trudeau, Chrystia Freeland”, acrescentou.

Esta sexta-feira o governo canadiano anunciou sanções a 38 indivíduos e 16 entidades, que diz serem “cúmplices em disseminar desinformação russa e propaganda”. Segundo a Sky News, as sanções vão atingir figuras como o cantor russo Nikolay Victorovich Baskov, mas também empresas como o grupo de média MIA Rossiya Segodnya, detido pelo estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR