Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

O Governo alemão anunciou esta sexta-feira o envio para a Ucrânia de quatro tanques pesados Leopard 2 A6, o que eleva para 18 o número destes carros de combate para as autoridades de Kiev, em parceria com Suécia e Portugal.

“Desta forma, estamos em posição, juntamente com nossos parceiros portugueses e suecos, de formar um batalhão ucraniano misto“, afirmou em comunicado o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.

O Ministério alemão indicou que, juntamente com a Polónia, dois batalhões de Leopard 2 serão enviados para a Ucrânia.

Enquanto a Polónia assumiu o envio do Leopard 2 A4, a Alemanha coordena o fornecimento dos Leopard 2 A6.

“Com o anúncio da Suécia hoje para enviar 10 tanques Leopard 2 A5 que são tecnicamente semelhantes aos A6, juntamente com Portugal, estamos prontos para entregar 31 tanques Leopard 2 à Ucrânia“, afirmaram as autoridades alemãs.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No primeiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, que se assinala esta sexta-feira, o anúncio “envia um novo sinal de forte apoio” a Kiev, disse ainda o Ministério da Defesa alemão.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou em 8 de fevereiro que Portugal tem em execução o plano de manutenção dos tanques Leopard 2 e que está em condições de dispensar três à Ucrânia no próximo mês de março.

Berlim estava renitente em autorizar o envio destes carros de combate, mas, após forte pressão das autoridades de Kiev e de vários aliados, acabou por ceder, tal como os Estados Unidos, em relação aos blindados Abrams.