As autoridades turcas elevaram esta sexta-feira para quase 48.000 o número de pessoas mortas na Turquia na sequência do sismo de 6 de fevereiro e das respetivas réplicas, uma subida de quase 2.000 em relação ao último balanço oficial.

Até agora, contabilizamos no registo civil a morte de 47.932 pessoas. Desse total, 6.265 são cidadãos estrangeiros”, indicou o ministro do Interior turco, Suleiman Soylu, numa conferência de imprensa em Istambul.

Os dados oficiais mais recentes, divulgados no início da semana, apontavam para a morte de 46.104 pessoas. No entanto, o novo balanço dá conta de que os números dizem respeito a pessoas já devidamente identificadas.

Nesse sentido, há mais 1.619 vítimas mortais cuja identidade está ainda por estabelecer, quer através de ADN quer de impressões digitais.

Além disso, há um total de 264 solicitações [para procurar desaparecidos] na polícia”, acrescentou Soylu.

Por seu lado, o ministro do Urbanismo turco, Murat Kurum, indicou que o registo de edifícios danificados pelo sismo já terminou em cinco das 11 províncias afetadas, com 1,7 milhões de imóveis analisados.

Segundo Kurum, 96,7 por cento dos edifícios que ruíram foram construídos antes de 1999, ano em que se introduziram novas normas que obrigam todo o tipo de construção a incluir medidas antissísmicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR