Siga aqui o nosso liveblog de guerra na Ucrânia

Passaram 386 dias desde o início da guerra e a Ucrânia recebeu esta quinta-feira a notícia de que a Polónia vai fornecer alguns dos seus caças MIG-29 da era soviética, tornando-se o primeiro país membro da NATO a aceder ao pedido urgente de Kiev. De visita a Moscovo, o Presidente da Síria, Bashar Al-Assad, deu um novo sinal de apoio ao Kremlin, ao reconhecer que as regiões ucranianas anexadas em setembro do ano passado como russas.

As últimas horas também ficaram marcadas pela notícia de que um incêndio deflagrou no departamento federal de segurança da Rússia (FSB), na cidade de Rostov-on-Don, que fica a cerca de 32 quilómetros do Mar de Azov. Reagindo ao incidente, o conselheiro do Presidente ucraniano garantiu que o país “não interfere, mas vê com prazer” as novidades, que vê como um sinal de “enfraquecimento do poder e uma transição da Federação Russa”.

Incêndio em edifício de serviços secretos russos faz um morto e dois feridos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes são os principais acontecimentos que marcaram as últimas horas:

O que aconteceu durante a noite?

  • Passou um ano desde que as forças russas bombardearam o Teatro de Mariupol, “um dos crimes mais graves” nos mais de doze meses de guerra,
  • Estão em curso negociações sobre um possível conversa do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o homólogo chinês, Xi Jinping. No entanto, segundo Mykhailo Podolyak, um dos principais conselheiros do líder ucraniano, ainda é muito cedo para garantir que o diálogo vai avançar. A Casa Branca disse considerar que seria algo “positivo”.
  • O incidente que levou à queda de um drone norte-americano no Mar Negro foi uma nova acha na fogueira das relação já tensas entre os EUA e a Rússia. No entanto, Washington não quer envolver-se num conflito com Moscovo, garantiu o porta-voz do Pentágono. Nas últimas horas um oficial norte-americano revelou à CNN que os especialistas russos já terão conseguido recuperar alguns dos destroços.
  • Empresas chinesas enviaram 1.000 espingardas e outro equipamento militar a organizações russas na área da Defesa, de acordo com dados obtidos pelo Politico. O equipamento — que, para além das armas inclui peças para drones e coletes à prova de bala — foi transportado entre junho e dezembro do ano passado, comprovando que a China está a enviar material militar para a Rússia.
  • Os Estados Unidos continuam irredutíveis: enviar caças para a Ucrânia não está nos planos, apesar da decisão polaca de enviar quatro MiG-29. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca afirmou que a decisão da Polónia enviar aviões de combate para Kiev não vai influenciar o Presidente Joe Biden a seguir o exemplo.
  • O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, assegurou ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que vai continuar a trabalhar com os países aliados para garantir que a chegada de armas à Ucrânia não é interrompida.

O que aconteceu durante a tarde?

  • Em Sloviansk, uma brigada ucraniana disse ter abatido um drone comercial de fabrico chinês usado pelas forças russas. Os militares mostraram à CNN os destroços de um Mugin-5 que destruíram durante a madrugada do sábado passado.
  • Um político local russo foi multado em cerca de 150,000 rublos (cerca de 1820 euros) depois de ter publicado um vídeo em que assistia ao discurso do Presidente Vladimir Putin com fios de esparguete pendurados nas orelhas.
  • Uma comissão internacional da ONU que investiga crimes de guerra da Ucrânia afirmou ter provas suficientes para apontar que as autoridades russas cometeram crimes de guerra na Ucrânia e também na própria Rússia.
  • O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, falou ao telefone com o homólogo chinês, Qin Gang, e debateu com ele “a importância do princípio da integridade territorial”.
  • Vladimir Putin esteve reunido durante a manhã desta quinta-feira com um grupo de multimilionários russos. Neste encontro, que terá sido o primeiro em que esteve pessoalmente com a elite russa desde a invasão da Ucrânia, apelou ao patriotismo, defendendo que deve ser um prioridade, em detrimento da obtenção de lucros.
  • Andrzej Duda, o Presidente da Polónia, anunciou que o país vais transferir quatro aviões MIG-29 para a Ucrânia nos próximos dias. O Presidente polaco explicou que os aviões são da era soviética e que estão totalmente funcionais.
  • O ministro polaco do Interior, Mariusz Kaminski, confirmou que as autoridades detetaram e desmantelaram uma rede de espionagem russa, depois da rádio RMF24 ter avançado que seis indivíduos tinham detidos por recolher informações sobre pontos de transferência de armas da Polónia para a Ucrânia e planear atos de sabotagem.

O que aconteceu durante a manhã?

  • Passado um ano do bombardeamento do teatro de Mariupol, que matou centenas de pessoas, Volodymyr Zelesnky promete que o país não vai “perdoar uma única vida arruinada pelos ocupantes”.
  • De visita à Rússia, o Presidente da Síria disse que o país reconhece as regiões ucranianas anexadas em setembro do ano passado como russas. “Estes são territórios russos e, mesmo que a guerra não tivesse começado, são territórios historicamente russos”, disse em entrevista à agência estatal RIA Novosti.
  • Sergey Aksyonov, o responsável colocado pela Rússia na Crimeia, região da Ucrânia anexada em 2014, defendeu em entrevista ao Crimea-24 TV que “nada ameaça” a região. Aksyonov garantiu que os ucranianos não têm hipóteses de recuperar a região, onde estão a ser implementadas medidas de defesa e fortificação.
  • Um conselheiro militar britânico apontou que até 30 mil soldados russos já morreram ou ficaram feridos na cidade de Bakhmut. Segundo Ian Stubbs, diz a Rússia está a ter “uma extremamente alta” taxa de mortos devido às batalhas nessa região.
  • O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) antecipa que a ofensiva do grupo mercenário Wagner em Bakhmut estará aparentemente a chegar ao fim. Os especialistas do ISW avançam que “os ganhos recentes no norte de Bakhmut sugerem que o grupo Wagner está a ter dificuldade “em concluir um cerco próximo da cidade ou ganho substancial em territórios ou lutas em áreas urbanas”.
  • As forças russas já terão conseguido chegar ao local onde caiu um drone norte-americano no Mar Negro, avançaram dois oficiais norte-americanos à CNN. O MQ-9 caiu na quarta-feira durante uma missão de reconhecimento, após uma interação com um caça russo. As forças norte-americanas divulgaram esta quinta-feira o momento em que drone colidiu com a aeronave russa.