O ex-Presidente da Rússia e vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, voltou, esta segunda-feira, a reagir ao mandado de captura emitido em nome de Vladimir Putin pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), deixando várias ameaças ao organismo jurídico.

Na sua conta pessoal do Telegram, Dmitry Medvedev ameaçou disparar o “míssil hipersónico” Oniks desde o Mar do Norte contra o edifício que funciona como sede do Tribunal Penal Internacional, na cidade holandesa de Haia.

“[O míssil] não pode ser intercetado”, avisou o ex-Presidente russo, descrevendo o tribunal como uma “organização internacional pobre” e “inútil”. “Juízes, olhem bem para o céu”, avisou.

Adicionalmente, o mandado de detenção de Putin terá, na ótica de Dmitry Medvedev, “consequências desastrosas” para o “direito internacional”. “É, no fundo, o colapso dos alicerces dos princípios do direito.”

“Agora ninguém vai recorrer a nenhum órgão internacional deste género, todos vão preferir negociar entre si. Todas as decisões estúpidas das Nações Unidas vão ser inúteis”, lamentou o responsável russo.

“O declínio sombrio de todo o sistema de relações internacionais está a chegar. A confiança acabou”, vaticinou Dmitry Medvedev.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR