Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O cantor e produtor musical Dmitry Svirgunov, fundador da banda Cream Soda e conhecido pelas críticas ao Presidente russo, morreu afogado, aos 35 anos.

O acidente aconteceu na noite de domingo, na localidade russa de Dievo-Gorodishche (região de Yaroslavl) quando o músico, conhecido como Dima Nova, caminhava com o irmão e três amigos sobre o gelo do rio Volga. O grupo acabou por cair ao rio e ser arrastado pelas correntes fortes, noticiou o jornal independente Meduza.

As autoridades russas conseguiram resgatar duas pessoas, sendo que uma acabou por morrer a caminho do hospital. Os outros três, incluindo Dima Nova, foram dados como desaparecidos.

Na terça-feira a banda Cream Soda revelou, através das redes sociais, que o cantor tinha morrido. A notícia foi, posteriormente, confirmada pelos serviços de emergência regionais à agência estatal russa Ria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aquatic disco”: a música de protesto inspirada no “Palácio de Putin”

Fundada em 2012 por Svirgunov — juntamente com Ilya Gadayev –, a banda Cream Soda produziu quatro álbuns e é conhecida por temas como “No more parties” e “Crying for techno”. Mas uma música do grupo, em particular, destaca-se e já foi usada em protestos na Rússia: “Akvadiskoteka” (“Aquatic disco”, em inglês).

A música foi lançada em 2021 e é inspirada numa divisão do luxuoso “Palácio de Putin”, construído nas encostas do Mar Negro. Avaliado em cerca de 1.200 milhões de euros, a propriedade imponente pertence ao Presidente da Rússia, segundo uma investigação encabeçada por Alexey Navalny, principal rosto da oposição ao Kremlin, detido desde 2021.

“É um Estado no interior da Rússia. E neste Estado apenas existe um czar inamovível: Putin”, refere Navalny no vídeo, acusando o líder russo de ser “obcecado pelas riquezas e pelo luxo”.

O luxuoso palácio de mil milhões que Putin diz não ser seu (e que se tornou “demasiado perigoso” investigar)

Com uma dimensão equivalente a 39 vezes o tamanho do principado do Mónaco, nada falta neste palácio, que o Presidente Putin sempre negou pertencer-lhe. A propriedade tem uma ponte de 80 metros, vários túneis subterrâneos — um dos quais leva até à praia — e possui uma uma sala de cinema, um casino, um spa, uma pista de hóquei, adegas e várias “disco-piscinas”. É destas últimas divisões que a música dos Cream Soda, com a colaboração do comediante Alexander Gudkov, recebe o seu nome.

Uma festa de aqua disco é divertida, mas não quando alguém está na cadeia. Somos a favor de um ambiente competitivo em qualquer negócio. Mas somos contra restringir a liberdade das pessoas inocentes”, pode ler-se na descrição do vídeo, uma aparente referência à detenção de Navalny.

Segundo o The Moscow Times, a música ficou viral e acabou por tornar-se uma espécie de hino em vários protestos na Rússia em 2021.