Carlos III já tem um retrato em quadro. A primeira representação do monarca em óleo sobre tela é do artista Alastair Barford, um jovem artista que foi bolseiro de um fundo da Rainha Isabel II e representou o Rei com uma pulseira indígena.

A obra foi feita em duas semanas. O Rei não posou para o artista, mas este teve oportunidade de estudar, fotografar e desenhar o seu modelo a trabalhar durante uma receção no Palácio de Buckingham, que aconteceu no mês de fevereiro em prol da biodiversidade. Neste evento o Rei recebeu uma pulseira oferecida pelo líder indígena da Amazónia, Domingo Peas, e foi retratado com ela para este quadro, segundo escreve o Telegraph. O acessório traz contexto e autenticidade para a obra, como um símbolo da atividade do Rei contra as alterações climáticas e na defesa da sustentabilidade, explica o jornal.

“Eu queria captar a sua cordialidade e sensibilidade , a empatia que transpareceu nas suas interações com as pessoas com quem esteve”, disse o artista, citado pelo meio britânico. “Era importante que eu captasse uma expressão simpática.” Segundo a Sky News, o artista quis apanhar uma imagem “pessoal e íntima” de Sua Majestade e, por isso, decidiu retratá-lo de fato, em vez de trajes cerimoniais.

Segundo a Sky News, o artista quis apanhar uma imagem “pessoal e íntima” de Sua Majestade e, por isso, decidiu retratá-lo de fato, em vez de trajes cerimoniais.

Alastair Barford tem 36 anos e estudou pintura em Florença com uma bolsa do fundo  bolseiro da Rainha Isabel II (Queen Elizabeth Scholarship Trust) e em 2015, a sua primeira encomenda foi um retrato da monarca. O autor publicou uma imagem do quadro na sua conta de Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Retrato Rei Carlos III, por Alastair Barford. @Instagram/alastairbarford

“Foi uma honra aterrorizadora”, disse o artista citado pelo Telegraph.”É uma grande responsabilidade criar um retrato de alguém que significa tanto para tanta gente. Se estás a pintar alguém que conheces, levas para o quadro certos preconceitos”, acrescentou o artista.  “Embora eu não conheça o Rei, ele tem sido uma presença assídua nas nossas vidas. Por isso, conciliar esta ‘ideia do Rei’ com a referência material que reuni foi um desafio.”

Este não é um retrato oficial do Rei, mas será o primeiro encomendado que chega ao público desde o início do seu reinado, no passado mês de setembro. A obra será a capa da revista Illustrated Coronation Edition, publicada pelo grupo Illustrated London News no próximo dia 30 de março, no que será uma edição especial dedicada à coroação do Rei.

O retrato do Rei foi tornado público no dia em que Carlos III e a rainha Camilla começam a sua primeira viagem de Estado, na Alemanha. Esta visita estava planeada para começar em França, no domingo passado, mas o palácio do Eliseu cancelou devido à crescente onda de violência dos protestos em Paris e Bordéus.

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “O Sargento na Cela 7”. E ouça aqui o primeiro episódio e aqui o segundo episódio. É a história de António Lobato, o português que mais tempo esteve preso na guerra em África.]