O Papa Francisco vai ficar internado “vários dias” devido a uma infeção respiratória. A confirmação foi feita pelo próprio Vaticano, que esclareceu ainda não se tratar de Covid-19. “Nos últimos dias, o Papa Francisco apresentou algumas dificuldades respiratórias, tendo-se deslocado ao hospital Gemelli para fazer alguns exames médicos”, lê-se no comunicado de Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, emitido ao final da tarde desta quarta-feira.

No mesmo, a Santa Sé explica que os exames realizados detetaram “uma infeção respiratória – e não é Covid-19 -, que vai obrigar ao internamento durante alguns dias para tratamento médico adequado”. Bruni acrescentou ainda ainda que Francisco está “emocionado” com as mensagens recebidas e que mostra-se grato pelas “orações” pela sua saúde.

A notícia do internamento surgiu depois do próprio Vaticano ter revelado que o líder da Igreja Católica tinha sido transportando para o hospital para a realização de exames, assegurando, porém, que apenas estavam em causa exames previamente agendados — embora a imprensa italiana falasse desde logo em problemas cardíacos e respiratórios.

A informação foi  também avançada por Matteo Bruni, no seu habitual contacto diário com os jornalistas que têm acreditação permanente na Sala de Imprensa da Santa Sé. “Esta tarde, o Santo Padre foi ao [hospital] Gemelli para alguns exames de controlo previamente programados”, afirmou Bruni, não acrescentando qualquer detalhe adicional sobre o estado de saúde do Papa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na manhã desta quarta-feira, o Papa Francisco presidiu à habitual audiência geral semanal, na Praça de São Pedro, mas não teve qualquer compromisso na agenda oficial para a parte da tarde, uma vez que seguiu para o hospital.

Já durante a manhã desta quinta, a imprensa italiana diz que o Papa Francisco passou uma “noite tranquila” no hospital e que acordou cedo, como é habitual.

Apesar de a informação oficial do Vaticano se ter limitado a uma frase do porta-voz da Santa Sé, os jornais italianos começaram a avançar mais detalhes sobre o internamento de Francisco no hospital de Roma.

Segundo o Corriere della Sera, que citou fonte hospitalar, o Papa Francisco foi levado de ambulância para o hospital depois de ter experienciado problemas cardíacos e fadiga respiratória. A mesma fonte garantiu que a situação de Francisco “não é preocupante”, embora o Papa estivesse a ser submetido a uma miríade de exames, incluindo uma gasometria, e a ser monitorizado ao segundo.

Além disso, o Corriere della Sera disse que no Vaticano já circulava a informação, embora ainda não oficialmente, de que tinham canceladas todas as audiências e compromissos do Papa Francisco agendadas para quinta e sexta-feira. O objetivo, segundo fonte citada por aquele jornal italiano, foi o de “garantir espaço na agenda para que os exames possam continuar durante o tempo que for necessário”.

Antes de ser transportado para o hospital, o Papa Francisco teve de cancelar uma entrevista com uma estação de televisão no Vaticano.

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco é internado no hospital Gemelli. Em junho de 2021, o pontífice esteve mais de uma semana internado naquela unidade de saúde para uma operação ao cólon.

O Papa Francisco tem outros problemas de saúde, incluindo um problema nos joelhos que o obriga a usar frequentemente uma cadeira de rodas para se movimentar, e dificuldades pulmonares desde a juventude.

(Atualizada às 09h46 de 30 de março)