Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O 410.º dia de guerra fica marcado pela morte de duas pessoas em Zaporíjia, num ataque das forças russas a um edifício residencial. No domingo de Páscoa, o Presidente ucraniano deixou uma mensagem de felicitação a quem celebra este dia, frisando que também na linha da frente está a ser assinalado o dia.

Também houve mensagens vindas do Vaticano. O Papa Francisco apelou ao fim da guerra na Ucrânia na mensagem de Páscoa e pediu que se “ajude o querido povo ucraniano na sua jornada para a paz” e também que “a luz da Páscoa brilhe sobre as pessoas da Rússia”.

O que se passou durante a tarde:

  • O Presidente ucraniano partilhou no Twitter uma imagem sobre a visita a Varsóvia. “A minha visita e negociações em Varsóvia são mais um passo para a vitória.”
  • A Rússia diz que conseguiu destruir um depósito em Zaporíjia com 70 mil toneladas de combustível. A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa russo.
  • O Papa Francisco apelou ao fim dos conflitos durante a mensagem deste domingo de Páscoa. Perante uma multidão estimada de 100 mil pessoas, o Papa pediu o fim da guerra e de “todos os conflitos e derramamento de sangue no nosso mundo”.
  • O Instituto para o Estudo da Guerra, ISW em inglês, partilhou uma atualização sobre Bakhmut. “As forças russas continuam a ter ganhos em Bakhmut”, indicou esta análise, que referiu ainda que as “tensões com o grupo Wagner e forças convencionais da Rússia sobre a responsabilidade dos ganhos táticos em Bakhmut parecem estar a intensificar-se.”

O que se passou durante a manhã:

  • Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e antigo Presidente do país, publicou uma longa mensagem no Twitter. Disse que o país “vai desaparecer” porque “ninguém precisa dele”. “A Europa não precisa da Ucrânia”, argumentando que “o apoio forçado a um regime nazi, por ordem do mentor americano, colocou os europeus num inferno político e financeiro”.
  • Volodymyr Zelensky, o Presidente da Ucrânia, deixou uma mensagem no Telegram para assinalar a celebração da Páscoa. “Felicito todos os ucranianos e cristãos que celebram a Páscoa hoje”, escreveu, notando que a ocasião está a ser celebrada “na linha da frente” e em várias cidades e vilas do país.
  • Em Lviv, na Ucrânia, foram usados mil bolos de Páscoa para dar forma ao símbolo nacional do país, o tridente, “tryzub” em ucraniano. “Todo o dinheiro angariado com a venda destes bolos será usado para comprar um drone” para uma das brigadas territoriais das Forças Armadas da Ucrânia, explicou Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia.
  • A Defesa britânica disse que muitas das áreas da Ucrânia anexadas de forma ilegal na Ucrânia continuam a ser “zonas ativas de combate”.
  • Morreram duas pessoas num ataque russo a Zaporíjia. As duas vítimas mortais são um homem de 50 anos e a filha, de 11 anos. Uma mulher de 46 anos, que era a mãe da criança e esposa do homem que morreu no ataque, foi resgatada dos escombros do edifício.

Kremlin recusa envolvimento em divulgação de documentos secretos: “Culpar a Rússia por tudo tornou-se uma doença comum”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR