A polícia dos Países Baixos deteve, na madrugada de domingo, um homem com uma carta de condução ucraniana falsa por condução sob efeito de álcool. Segundo o documento, ao volante estaria Boris Johnson, o antigo primeiro-ministro do Reino Unido.

Além do nome, a carta de condução falsa tinha ainda uma fotografia do antigo primeiro-ministro, assim como a sua data de nascimento verdadeira: 19 de junho de 1964. O documento tinha como data de impressão o ano de 2019 e uma validade de quase mil anos — no final do ano 3000, o falso Boris Johnson teria caducado.

À AFP, o porta-voz da polícia Thijs Damstra explicou que os agentes foram chamados para investigar um acidente pouco depois da meia-noite de domingo, quando um carro chocou contra um poste na berma da estrada perto da Ponte Emma, na zona norte da cidade de Groningen. Quando os agentes chegaram ao local, encontraram o veículo abandonado e descobriram, mais tarde, o motorista junto da ponte.

O indivíduo não se quis identificar e recusou-se a realizar um teste de balão”, explicou Damstra esta segunda-feira.O homem de 35 anos residente na localidade de Zuidhorn, perto de Groningen, foi então detido pelas autoridades.

A antiga correspondente do canal holandês NOS na Rússia, Kysia Hekster, explicou na rede social Twitter que este tipo de documentos falsos pode ser adquirido em lojas de recordações na Ucrânia. “Eu já vi [cartas de condução] da Merkel e de Zelensky, de entre outros”, escreveu a jornalista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia dos Países Baixos não conseguiu identificar a origem da carta de condução falsa, nem confirmar se o indivíduo possuía de facto nacionalidade ucraniana.