O Tribunal de Contas Europeu (TCE) instou esta sexta-feira o Banco Central Europeu (BCE) a “redobrar os esforços” de supervisão da gestão dos riscos de crédito, nomeadamente o de não pagamento dos empréstimos, alertando para o aumento do malparado.

“A conclusão geral do Tribunal é que o BCE intensificou os seus esforços na supervisão do risco de crédito dos bancos e, em particular, dos créditos não produtivos [NPL], mas é necessário mais para que o BCE garanta melhor que o risco de crédito é devidamente gerido e coberto”, argumenta o TCE, num relatório esta sexta-feira publicado.

Instando o banco central da moeda única a “redobrar os seus esforços de supervisão para garantir que os bancos da UE gerem bem o seu risco de crédito, em especial o risco de falta de pagamento dos empréstimos”, o auditor europeu salienta que “este aspeto é importante, dado que um controlo deficiente do risco de crédito e a falta de cobertura por parte dos bancos podem prejudicar a sua viabilidade, bem como a do sistema financeiro”.

No relatório sobre supervisão do risco de crédito dos bancos pela UE, o TCE observa que o rácio de malparado registou, no ano passado, “uma queda acentuada em relação a 2015” devido à melhoria das circunstâncias económicas, ao fim de empréstimos ao abrigo de medidas públicas de apoio e ainda pelas vendas e titularizações (isto é, de transferências para novos proprietários) de NPL antigos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

PRR. Tribunal de Contas Europeu alerta para falhas na fiscalização da Comissão Europeia

Contudo, “poderão surgir novos NPL à medida que as medidas de apoio relacionadas com a Covid-19 chegam ao fim e que os desafios económicos decorrentes da guerra na Ucrânia se juntam à elevada inflação”, sublinha o auditor comunitário no documento.

Recentemente, o BCE “alertou para o aumento do risco de crédito, salientando que a queda das ações dos bancos aponta para uma deterioração das perspetivas dos mesmos”, recorda também o TCE.

O BCE supervisiona cerca de 110 grandes bancos em 21 países da UE (nos 20 países do euro e na Bulgária, país candidato à moeda única) e todos anos avalia os riscos a que os bancos estão expostos em termos de crédito, governação, modelo de negócio e liquidez, analisando também a capacidade das instituições bancárias para gerir estes riscos.

O banco central pode exigir aos bancos que detenham mais fundos para cobrir os riscos e pode impor medidas corretivas para os reduzir.

Porém, no que toca ao crédito malparado, o tribunal considera que o BCE “não utilizou sistematicamente os seus poderes de supervisão”.

O TCE conclui que, “em relação aos bancos de maior risco, o BCE optou sistematicamente por exigir o mínimo possível” e, por norma, “não aplicou medidas de controlo mais exigentes quando o risco de crédito era elevado e constante”, o que gerou “deficiências de controlo”.

No âmbito do Mecanismo Único de Supervisão, criado em resposta à anterior crise financeira de 2008, o BCE supervisiona diretamente os maiores bancos da UE, que detêm perto de 82% dos ativos na União Bancária.

BCE lança com sucesso novo sistema de processamento de pagamentos de grande montante T2

Em 2021, as despesas administrativas relativas às funções de supervisão do BCE foram de 577,5 milhões de euros e, ainda nesse ano, o banco central identificou uma amostra de 10 bancos com níveis elevados de crédito malparado.