Em Bihar, na Índia, uma parte da ponte em construção sobre o rio Ganges colapsou sem provocar vítimas este domingo. O governo indiano abriu uma investigação sobre o acidente — é a segunda vez que a estrutura cai num ano.

Quase 250 metros de uma superfície de cimento segura por pilares caiu da ponte que começou a ser construida há quase dez anos. Não existem relatos de movimento de pessoas ou veículos na construção antes do desabamento. Vários vídeos do acidente foram registados e publicados nas redes sociais.

“Quem for considerado culpado não será poupado”, afirmou o chefe do governo regional de Bihar, Nitish Kumar, num comunicado. A ponte “não estava a ser construída corretamente e por isso é que desabou. Devia ter sido feita de maneira mais forte”, alega ainda Kumar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro e o segundo episódios]

Do lado da partido da oposição, o porta-voz Shehzad Poonwalla, nomeou a construção como “a ponte da corrupção”. Na rede social Twitter publicou que “o projeto dos sonhos de Nitish Kumar desmoronou. Esta é a segunda vez que a ponte desaba. Imagine o nível de corrupção! 1750 mil milhões de rupias de dinheiro (cerca de 20 milhões de euros) dos contribuintes”, contabilizou o opositor.

A primeira tentativa de construção da ponte de 3,6 quilómetros foi em 2014 e a sua inauguração prevista para março de 2020 mas foi sempre sendo adiada devido a vários atrasos. Um dos contratempos foi o colapso em abril do ano passado devido a alegados ventos e chuvas fortes, segundo a Reuters. Já o The Times of India afirma que a queda se deu devido a um cabo solto, existindo também acusações de utilização de material de baixa qualidade para a construção.