Quem foi a banhos no domingo na praia de Destin, no estado norte-americano da Florida, teve uma surpresa pouco usual: um urso-negro juvenil que, do nada, apareceu vindo do Golfo do México e foi visto a nadar na água rasa, a poucos metros da população.

Como seria de esperar perante este insólito, várias pessoas fizeram questão de registar o momento, com vídeos deste “banhista” inesperado a serem partilhados nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver a cria de urso a nadar até à costa, e, depois de chegar a terra, a desaparecer rapidamente por entre as dunas, aparentemente assustado com a comoção das pessoas na praia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionada acerca do sucedido, a Comissão para a Conservação da Vida Selvagem e Marítima da Florida (FWC, na sigla original), admitiu que a situação “é pouco usual”, mas ainda assim ofereceu uma explicação: o urso podia estar à procura de comida ou, por se tratar de um juvenil, podia estar a explorar a área circundante sem a mãe.

“Apesar de ser pouco usual ver um urso a nadar na água rasa perto de uma praia movimentada, não é anormal ver ursos negros a nadar no Golfo [do México] a caminho de ilhas-barreira (faixas de areia estreitas e compridas paralelas à costa) à procura de comida”, explicou o FWC citado pelo New York Post.

A organização acrescentou que, nestas situações, a opção correta é dar “espaço” aos animais, e “nunca tentar aproximar-se ou alimentá-los”.