Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

O general russo Sergei Surovikin, que terá tido conhecimento prévio dos planos de rebelião de Yevgeny Prigozhin contra a liderança militar russa, era, segundo documentos partilhados com a CNN, membro secreto “VIP” do grupo Wagner.

Quem é Sergei Surovikin, o “General Armagedão” que teria conhecimento dos planos de rebelião de Prigozhin?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os documentos, obtidos pelo centro de investigação russo Dossier Center, mostram que Surovikin tinha uma número pessoal registado no grupo de mercenários. A lista de membros “VIP” é composta por mais 29 militares russos.

Sergei Surovikin não é visto em público desde sábado, quando foi publicado um vídeo para que Prigozhin colocasse fim à rebelião. Na quarta-feira começaram a surgir relatos de que o general terá sido detido pelas autoridades russas, com fontes próximas do Ministério da Defesa da Rússia a confirmar a sua detenção ao jornal Moscow Times: “Aparentemente ele escolheu tomar o lado de Prigozhin durante a rebelião e as autoridades agarraram-no”.

General russo Surovikin, que sabia do plano de rebelião, desapareceu

Na quinta-feira, Veronika, a filha do general, avançou numa entrevista ao Baza que nada aconteceu ao pai, que não está preso e que “todos estão nos seus trabalhos”.

“General Armagedão” Sergei Surovikin está bem e “no trabalho”, diz a filha

Segundo o The New York Times o general terá tido conhecimento prévio do motim levado a cabo por Yevgeny Prigozhin durante o fim de semana, mas as autoridades norte-americanas ainda estão a tentar perceber se ajudou a planear as ações de do líder do grupo Wagner.

Como Prigozhin negociou com Lukashenko e com o Kremlin para pôr fim à insurreição