A Comissão Europeia confirmou esta terça-feira não estarem ainda reunidas as condições para fechar o acordo entre a União Europeia (UE) e o bloco regional Mercosul, adiantando, porém, que “as negociações prosseguem”.
“Até este momento, a análise da Comissão é de que as condições para concluir as negociações com o Mercosul não estão reunidas“, referiu o porta-voz do executivo comunitário, Eric Mamer.
Na conferência de imprensa diária em Bruxelas, o porta-voz acrescentou que “as discussões prosseguem” e que “a UE continua a prosseguir o seu objetivo de chegar a um acordo que respeite os objetivos [do bloco europeu] em matéria de durabilidade e as sensibilidades, nomeadamente no domínio agrícola”.
As declarações de Eric Mamer foram proferidas num contexto de manifestações de agricultores em vários países da UE, incluindo em França, tendo o Presidente francês, Emmanuel Macron, sublinhado em diversas ocasiões a sua posição contra o acordo entre a UE e os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).
Governo francês tenta acalmar protestos de agricultores com novas medidas
Uma fonte diplomática europeia referiu, por seu lado, que as ‘linhas vermelhas’ de Paris em relação ao acordo com o bloco regional são “o cumprimento dos acordos climáticos, os compromissos do Mercosul sobre a desflorestação e especialmente as questões de reciprocidade no que diz respeito às condições veterinárias, fitossanitárias e outras condições de produção”.
As conversações entre a UE e o Mercosul incidem num anexo ao texto de associação, que tem já 20 anos.