Depois da chuva, da neve e do vento desta, segunda e terça-feira, o tempo de inverno vai continuar até para lá da Páscoa. As “portas do Atlântico” estão abertas para a passagem de várias tempestades, que nos vão afetar até pelo menos meio da próxima semana. A primeira que se aproxima, e que vai afetar toda a semana Santa, é tão forte que já ganhou direito a nome: Nélson.

O que temos até meio da próxima semana é, aliás, um verdadeiro rosário de tempestades, nome que se pode utilizar também quando estamos perante esta sucessiva entrada de frentes muito ativas, que habitualmente são conhecidas como comboio de tempestades. Mas como é Páscoa, talvez o nome de rosário até fique mais apropriado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as que nos chegarão, a Nélson, esta quarta-feira, tem uma frente alimentada por um rio atmosférico, com ar subtropical. Se por um lado fará subir (muito ligeiramente) as temperaturas esta quinta-feira, por outro, o seu elevado nível de vapor de água (que trouxe desde zonas mais equatoriais e está a ganhar força devido ao calor dos últimos dias e às temperaturas da água do mar) vai causar chuva forte e intensa, com possíveis inundações.

[Já saiu o quinto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui]

Depois, na sexta-feira Santa, o frio volta, e em força, e a neve também. E a chuva, essa, veio para ficar. As frentes frias atlânticas vão continuar a suceder-se quer no fim de semana da Páscoa, quer no arranque da primeira semana de abril.

Já a Nelson é uma tempestade que além de chuva trará muito vento. O IPMA colocou todo o país sob aviso amarelo devido às rajadas que podem ir de 85 a 100km. Também sob alerta está toda a costa portuguesa, esta a laranja, devido à ondulação, que pode ser de 7 a 12 metros.

O IPMA elevou de sete para 10 os distritos do continente que esta terça-feira estão sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha colocado anteriormente sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. Esta terça-feira, o instituto estendeu o aviso laranja aos distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar. Estes 10 distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15h desta terça-feira e as 9h de quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 3h de quinta-feira e as 00h de sexta-feira.

A Costa Norte da ilha da Madeira e o Porto também vão estar sob aviso amarelo entre as 3h e as 9h desta terça-feira e entre as 6h e as 19h de quinta-feira por causa da agitação marítima.

O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h e as 18h de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.

Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 9h e as 18h de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros entre as 9h de hoje e as 9h de quarta-feira.

Ventos de 100 km/h e ondas até 12 metros e neve que pode chegar ao sul. Proteção Civil alerta para agravamento do estado do tempo

O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.

Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.

As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

Autoridades alertam para agravamento do estado do mar a partir da tarde

Chuva que vai assim manter-se. O IPMA prevê para o continente “precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovada” até domingo de Páscoa, que pode ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e serras do extremo norte.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que a depressão Nélson, com impacto da Islândia até ao arquipélago da Madeira, afetará todo o continente. “Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até ao domingo de Páscoa. Essa precipitação será frequentemente sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, podendo em alguns períodos baixar a cotas a rondar os 1.000 metros de altitude”.

O instituto prevê ainda temperaturas com valores “sem alteração significativa ao longo da semana”, apesar de uma variação na temperatura mínima esperada, que se espera que suba na quarta-feira e que volte a descer no dia 29, sexta-feira. “Serão registadas temperaturas máximas entre 15 e 20°C na região Sul, sendo entre 10 e 15°C na generalidade do Norte e Centro, e inferiores no nordeste transmontano e nas terras altas, onde em diversos dias não deverão superar os 10°C. As temperaturas mínimas deverão situar-se entre 5 e 10°C em boa parte do território, sendo em alguns locais do interior Norte e Centro entre 0 e 5°C, podendo ser pontualmente inferiores nas terras altas”, precisa o IPMA.

Prevê-se ainda “períodos com vento forte, a predominar do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/hora, podendo ser superiores a 100 km/hora nas terras altas”.

Quanto ao estado do mar, o IPMA antecipa “agitação marítima forte num período de tempo alargado que pode ir até dia 30 [sábado], em especial na costa ocidental, com ondas de noroeste com cinco a sete metros de altura significativa”.